Páginas

[updated] ALE: como "bombar" um posto


A banda Fresno fará apresentações relâmpago em postos de combustível da cidade.

A rede de postos de combustível ALE começou essa semana uma campanha para aproximar sua marca do público jovem. O título da campanha é "Bombar no posto ALE" e tem como ação central a realização de "pop-up shows" em alguns postos de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e mais uma cidade ainda não divulgada.

No lançamento da campanha a banda convidada para participar da ação é o grupo gaúcho Fresno. Durante os próximos dias a banda irá circular pela cidade de São Paulo em uma van equipada para realizar pequenas apresentações acústicas, ao vivo, enquanto abastece em um dos postos da rede. Após a apresentação a banda segue pela cidade para fazer mais um "pop-up show" em outro posto.

Serão 3 apresentações por dia. Dentro do site www.ale.com.br foi criada uma área para acompanhar a ação e descobrir onde serão realizados os shows. Através de um GPS instalado na van será possível checar a posição do veículo na cidade.

Além disso, fãs da banda podem entrar na comunidade oficial da banda no Orkut, ou no site FresnoBR e responder a pergunta “Por que você merece abastecer junto com a Fresno?” para ganhar a oportunidade de assistir de perto as apresentações.

Este é um exemplo destes novos modelos de ação de comunicação difíceis de classificar, pois não se trata exclusivamente de buzzmarketing, marketing viral ou qualquer outro nome que venha à sua cabeça.

Melhor do que isso, é uma ação com formato próprio, criado, sem dúvida, a partir de diversas outras referências, porém alinhado com características próprias da marca e do produto.



[UPDATED 17/06/09] No blog da ALE foi anunciado que o primeiro show relâmpago da banda Fresno acontecerá nesta quinta, dia 18/06, em São Paulo, entre as 11h e 16h. O local exato será informado apenas no dia, neste endereço: http://www2.ale.com.br/bombar-no-posto.

A reportagem da Folhateen indicou os prováveis postos:
- Rua Augusta, na Consolação;
- Rua Almeida Torres, na Liberdade;
- Rua Jaguaribe, em Santa Cecília;
- Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, na Bela Vista;
- Rua dos Timbiras, na região da Santa Ifigênia.

[UPDATED 18/06/09 - 00h00] Acabei de saber que o primeiro pop-up show nesta quinta será na Rua Jaguaribe, 649 no bairro de Santa Cecília, entre 11h e 12h. Quem estiver afim de acompanhar a ação pode correr pra lá! Abaixo deixo o mapa com o local exato do Posto ALE:


Exibir mapa ampliado

Para acompanhar por GPS o caminho que a Van durante o dia, entre no blog da ALE.

[UPDATED 18/06/09 - 16h15] Abaixo um flagra de um dos pop-up shows que rolaram hoje. A foto foi feita pelo MrManson, do blog Cocadaboa e sócio da agência Espalhe.



[UPDATED 22/06/09 - 14h20] Hoje chegaram informações sobre mais pop-up shows do Fresno, ainda em São Paulo. Na próxima quarta (24/06) a banda fará novos shows relâmpagos ao longo do dia. Já estão confirmados os 3 postos ALE que receberão a visita da van do Fresno, são eles:
- RUA ENG. LUIZ CARLOS BERRINE,1585 (BROOKLIN)
- RUA OSWALDO CASIMIRO MULLER,304 (BROOKLIN NOVO)
- AV. WASHINGTON LUIZ, 5815 (JARDIM NOVO AEROPORTO)

MAIS SOBRE:
- Fresno vai BOMBAR no Posto ALE
- CONCURSO - Quer Bombar no Posto com o Fresno?

7 comentários:

  1. Aff..que bela bomba. Qual agência que gastou rios de dinheiro do cliente com isso?

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei. Melhor que gastar dinheiro com propaganda no intervalo da novela...

    ResponderExcluir
  3. Adriana Balbo1:41 PM

    Concordo com o Drumond! Gostei muito da idéia da promoção, mas não sou fã do Fresno, então não vou correr atrás disso... Mas se fosse uma outra banda, com certeza iria! Fora que Fresno está na mídia, então, os caras mandaram muuuito bem!

    ResponderExcluir
  4. Jucelino Sousa3:05 PM

    Prezado Drummond,

    Sou Vice-Presidente da ALE e gostaria de agradecer o destaque dado a nossa iniciativa. Essa ação faz parte de uma estratégia baseada em marketing de guerrilha com forte interação com a web 2.0, o fato de recebemos uma citação em seu blog já mostra que estamos no caminho certo.

    Mais iniciativas virão, abraços.

    Jucelino Sousa

    ResponderExcluir
  5. Sem dúvida é uma ação arriscada, assim como todas que fazem parte dessa nova moda da comunicação + ambientes sociais (redes, etc).

    Neste caso específico, penso em detalhes como:
    - foi a banda certa para o público alvo?
    - o posto é um local adequado para realizar um show? e a segurança?
    - e o tumulto que pode causar?
    - e o trânsito da região?

    Enfim, de fato não é o mesmo que fazer um anúncio para TV, revista ou jornal.

    Minha opinião? Não se faz nada original sem correr riscos!

    Sem dúvida quem planejou essa ação pensou nesses riscos. Provavelmente medidas foram tomadas para amenizar os riscos.

    Não seremos capazes de renovar a publicidade, criar novos modelos e formatos sem a participação de agências e clientes corajosos.

    Nos últimos 2 anos já acumulamos muitos cases de sucesso e fracassos, aprendemos com todos eles.

    Eu estou aqui, pronto pra analisar, refletir e publicar no blog, tanto os sucessos como os fracassos, para que juntos possamos re-criar a publicidade.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo6:27 PM

    Fala pessoal, legal os comentários de vcs.

    Opiniões de todos os tipos são sempre bem vindas.

    - Respondendo as questões do Eric:

    Sim, nós da Espalhe pensamos em todos os detalhes e sabemos dos riscos da ação. A segurança está garantida, o tumulto e o trânsito será algo inevitável, porém será um "pop up show", algo rápido, o tempo de abastecer um tanque de combustível e isso minimiza os problemas.

    Estão todos convidados para acompanhar de perto as apresentações e tirar as próprias conclusões. Acompanhem pelo site da ação e pelas redes sociais.

    Qualquer outra dúvida estou a disposição no email rafael@espalhe.inf.br

    Valeu! Abs

    ResponderExcluir
  7. Olha lá, a própria agência (Espalhe) já entrou e respondeu as questões, mostrando que eles estão acompanhando a repercussão.

    Mostra um cuidado que não existia há 2 anos atrás. Não só com a ação em si, mas com a repercussão que ela gera nas redes sociais.

    ResponderExcluir