Páginas

Y! Meme: será que o Twitter será logo substituido ?


O Twitter é a grande novidade do momento. Algo novo, diferente e único. E talvez ele já esteja com os dias contados.

Durante seus últimos 2 anos de vida surgiram já diversas outras redes de microblog, porém nenhuma alcançou o sucesso e número de usuários do Twitter. O Jaiku e o Identi.ca são dois exemplos que estão em plena atividade, competindo com o Twitter pela preferência do internauta.

Nesta semana chegou um novo concorrente de peso: o Yahoo Meme. Finalmente uma grande marca da internet chega para brigar pelo espaço dos microblogs.

O Y! Meme, por enquanto, adota o mesmo modelo de lançamento do Orkut: a rede foi aberta exclusivamente para alguns poucos convidados, e estes por sua vez podem indicar outros potenciais usuários para a rede.

A agitação já começou dentro do próprio Twitter: a nova rede foi assunto principalmente dos usuários brasileiros, já que o Y! Meme é resultado de um trabalho da unidade brasileira do Yahoo.

O Y! Meme oferece a possibilidade de publicar uma imagem, um video ou um arquivo de som, ao invés da única opção pelo texto disponível no Twitter. É um modelo muito similar ao Pownce, rede que surgiu em 2007 mas já encerrou suas atividades (ver post).



Particularmente acredito que o sucesso do Y! Meme ficará por conta da agilidade no desenvolvimento de aplicativos para diversificar o envolvimento com a rede.

Nenhuma outra rede de microblog possui uma variedade tão grande de aplicativos derivados como o Twitter. Com esses aplicativos é possível acessar a rede sem a necessidade de entrar na página web da rede. Pode-se utilizar um programa similar aos comunicadores instantâneos, ou então instalar um plugin para usar o Twitter direto no Firefox. Há ainda dezenas de aplicativos para acessar o Twitter no celular. Enfim, não há como ficar fora do Twiiter.

Essa não é a primeira tentativa do Yahoo: alguns anos atrás ele lançou uma rede social chamada Yahoo 360o. Não pegou. Mais recentemente ele tentou lançar outra chamada Y! Mash. Não pegou também. Ambas já saíram do ar.

Se o Y! Meme conseguir num curto espaço de tempo criar tais aplicativos ou estimular outros usuário a fazê-lo, então acredito que ele terá grande chance de substituir o Twitter, assim como o MSN Messenger fez com o ICQ. Mas enquanto isso, o Twitter ainda manterá a dianteira no número de usuários, afinal, a mídia não fala em outra coisa.

Para conhecer: http://meme.yahoo.com/


2 comentários:

  1. E o Yahoo! precisa de um produto de vanguarda desenvolvido por ele. Esta dificil de lembrar da marca Yahoo! já.
    Não tem um contive para mim? Não custa perguntar também. rs
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Pro meme desbancar o Twitter, ele precisa evoluir muito, pegar tudo o que o twitter oferece e se adaptar, precisa corrigir os #faildog e aperfeiçoar a dashboard.

    Mas creio que é possível sim, a não ser que o Twitter faça um upgrade para segurar seus usuários.

    @Thiago: os convites estão bloqueados.

    ResponderExcluir