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Case #TwitterMob: twitter + flashmob + social media

Hoje no meio da tarde realizei, em conjunto com alguns amigos e a equipe do EBP (Encontro de Blogueiros Publicitários), uma pequena experimentação de mobilização em redes sociais com o propósito de divulgar uma informação.

PREMISSAS:
O FlashMob é um formato já reconhecido por aqueles que estudam o meio digital. É utilizado com certa frequência apenas para comprovar a capacidade de mobilização social das redes. Os casos mais conhecidos não possuem nenhum propósito comercial; mas muitos acreditam que esse formato pode ser utilizado na publicidade. Já existem algumas experimentações nesse sentido.

As redes sociais são hoje alvo dos publicitários. Estão todos experimentando diferentes modelos de dentro deste novo ambiente de comunicação. E o Twitter é um destes espaços. Curiosamente, essa rede conseguiu reunir um grande número de blogueiros, bem como profissionais da área de comunicação.

MECÂNICA:
Apenas como experimentação, ainda na manhã de hoje surgiu a ideia de convidar algumas pessoas a publicar no Twitter uma mesma mensagem, todos juntos, num mesmo horário.

Escolhemos divulgar o evento EBP, que destina-se ao público de blogueiros e publicitários, justamente aquele nos quais estamos inseridos.

Durante a manhã convidamos por e-mail algumas pessoas a participar da experiência.

Num projeto futuro, seria mais adequado pesquisar quem são os influenciadores do meio e convidar estas pessoas para participar da mobilização; bem como realizar o plano com um prazo maior. Neste caso, como era apenas uma experiência, realizamos tudo num único dia.

Ficou combinado que exatamente as 15h todos iriam publicar a seguinte mensagem:
"Pode retwitar por aí, acabamos de confirmar: #EBP2009 será dia 08/08, na #FAAP! Inscrições em breve. #twittermob"



RESULTADOS:
Exatamente as 15h tivemos cerca de 20 mensagens publicadas. Praticamente o mesmo número de pessoas que foram convidadas por e-mail a participar da divulgação da informação.

Após 30 minutos, já eram mais de 55 publicações da mesma frase no Twitter.

Não conheço uma maneira prática de contabilizar o número de visualizações dessa mensagem, por isso é difícil medir no Twitter o número de pessoas que foram atingidas por essa mensagem.

Mas podemos considerar o número de leitores em potencial. Nesse caso, basta somar o número de pessoas que acompanham o perfil de cada um que publicou a frase. Chegaremos a um número superior a 35.500 possíveis leitores da informação, ao longo do dia.

Obviamente temos que considerar que parte destas pessoas podem não chegar a ver a mensagem, bem como neste número há duplicidade de usuário.

Ainda assim, acredito que essa foi uma experiência muito eficaz, pois serve para comprovar a qualquer um, o potencial de comunicação e aplicação publicitária das redes sociais.

Também é possível notar o fator de colaboração e mobilização envolvidos nessa ação, comprovando que o usuário da rede está disposto a participar de um processo de comunicação, quando ele vê que existe envolvimento e relevância.

OBS: Os resultados acima consideram apenas os primeiros 30 minutos após a realização do #twittermob. é preciso lembrar que a mensagem ainda continua a se espalhar ao longo do tempo, atingindo ainda mais pessoas.

Apenas para efeito de comparação, após 4 horas do evento a frase apareceu no Twitter mais de 90 vezes; alguns dias depois já eram mais de 100 republicações. Sem dúvida o número de leitores em potencial ultrapassou os 35.500 (calculado a partir do resultado obtido nos primeiros 30 minutos).

Para contabilizar links é possível utilizar o serviço Migre.me, mas nesse caso não havia nenhum link na mensagem.

Também sei que é possível atingir um número bem maior de retwits, porém considero aqui a falta de planejamento bem com o tema divulgado, que de fato, é de interesse de um público muito específico. Mais uma vez, lembro que está foi apenas uma pequena experimentação. Uma ação bem planejada pode conseguir resultados muito superiores.


PROPOSTA:
Você, que está trabalhando na agência, use este exemplo para incentivar seu cliente a apostar em uma ação semelhante; e depois me conte os resultados!