Páginas

Começou o buzz sobre a ação LG: Clube Renoir

O evento está programado para começar efetivamente apenas amanhã cedo, mas já na tarde de hoje começou o buzz sobre o assunto. Para quem ainda não sabe do que se trata o Clube Renoir, veja meu post anterior.

O LiveStream do Blogblogs é um canal que reune tudo o que foi publicado sobre determinado tópico marcado sob uma tag, nesse caso a tag foi #LGrenoir.

Pois bem, é muito óbvio que não só opiniões positivas foram publicadas neste canal. Assim como diversas outras ações realizadas no passado que envolveram mídias sociais, os usuários da rede sempre aproveitam também para fazer suas críticas. Mas como lembra o Rafael Ziggy em seu post, aparentemente esse é o primeiro caso a ocorrer com o Blogblogs.



Sob meu ponto de vista isso deveria ser considerado completamente natural e esperado.

Procuro aproveitar esse blog para refletir sobre o novo paradigma em que habita a comunicação. Num post do ano passado usei o formato do blog corporativo para mostrar como as empresas buscam hoje uma aproximação com o consumidor, procurando uma linguagem mais informal e aberta. Aberta também a críticas!

Costumo sempre citar o Manifesto Cluetrain (1999) que já dizia: "mercado são conversações". E esse caso do Livestream do Clube Renoir é um exemplo claro disso. Todas essas mobilizações envolvendo social media giram entorno da idéia de que o mercado será movido por esse buzz entre as pessoas.

O importante é promover esses espaços e estimular o debate sobre a marca ou produto. Deixe falar bem e também deixe falar mal. Opiniões exclusivamente positivas podem até gerar desconfiança sobre a idoneidade daquele espaço.

Tendo registro disso tudo, um potencial consumidor poderá resgatar essas informações e fazer sua própria avaliação sobre o assunto. Checar opiniões positivas e negativas, os prós e os contras do produto e assim tomar uma decisão. Aliás, decisão tomada a partir das opiniões de usuários da rede e não da empresa em si. Interessante, não?

É papel semelhante a esse que procuro desempenha aqui no e-Code. Quem acompanha sabe que procuro fazer uma reflexão sobre a comunicação e sempre procurar apontar uma opinião, pois afinal o texto puramente informativo já encontramos com facilidade no jornal. E o blog não surgiu para substituir o formato do jornal ou da revista.

Já fiz posts elogiando campanhas publicitárias, bem como já critiquei algumas ações de comunicação. Acredito que é dessa "conversação" que a sociedade molda o novo paradigma que vai definir seu espaço de interação comunicacional. Por conta desse interesse topei participar do evento e efetivamente vivenciar a experiência.

Por fim, amanhã continua o buzz, afinal o evento em si tem início somente às 9h deste sábado e termina na tarde do domingo. Para acompanhar, basta seguir a tag #lgrenoir, o livestream e os posts que devem aparecer durante o final de semana.

Mais posts sobre o Clube Renoir:
- Caravana Renoir
- Livestream LG Renoir. Porque nem tudo são flores
- Hoje tem excursão!
- LG Clube Renoir