Páginas

[updated] Campus Party 2009: painel sobre uso dos blogs em sala de aula


Esse post é o meu convite a você para o painel no qual participarei nesta edição da Campus Party 2009.

Minha relação com os blogs começou em 2001 quando por curiosidade resolvi conhecer o formato. Em 2003 passei a dar uma disciplina sobre o uso dos blogs na educação dentro de um curso de pós-graduação exclusivo para professores.

Logo depois montei um workshop com tema semelhante para outro grupo de docentes. Dessa vez era um curso à distância realizado pela Escola do Futuro (USP).

E mais recentemente, no último ano que passou (2008) comecei a utilizar o blog como ferramente de ensino junto com meus alunos da graduação em Publicidade e Propaganda.

Também em 2008 realizei a I (des)conferência de Mídias Digitais.

É a partir destas experiências que pretendo participar do debate na Campus Party.

O painel está programado para o dia 21/01 (quarta), às 16h35 na Arena de Blogs. Na mesa estarão comigo Bárbara Dieu (Beespace), Luiz Biajoni (Instituto Macuco) e Claudir Segura (PUC-SP) O moderador será o Bob Wollheim (Sixpix Content).

Não pretendo levar nenhuma apresentação. A idéia é estimular o debate e a participação da platéia. Vou basear-me apenas em minhas experiências particulares e partir para o bate-papo!

Gostaria muito de vê-los por lá. Para quem precisa de mais informações sobre a Campus Party, confira aqui. É preciso inscrever-se para ter acesso livre a qualquer um dos eventos programados.

Durante toda a semana acontecerão muitas palestras, debates e oficinas. Tim Berners-Lee, criador da web, fará sua palestra na terça (20/01) às 13h.


[UPDATED 22/01/09] Ontem aconteceu o painel e foi ótimo participar do debate. Como acontece em todo painel, as questões lançadas sempre superam o tempo disponível. Espero que apareçam mais oportunidades.

Abaixo a gravação em vídeo do painel. Agradecimento especial ao Matheus Siqueira do blog Éoqhá que colaborativamente realizou o stream em vídeo dos painéis da CampusBlog.

Live video chat by Ustream

3 comentários:

  1. Anônimo7:31 PM

    Nossa Eric, eu acho animal essa idéia de utilizar o blog como ferramenta de ensino. O meu blog que me fez chegar aonde eu estou e creio que ele é uma ótima ferramenta para os alunos.

    Queria ter um professor igual vc! hahaha

    Boa sorte no painel. Pena que não vou no Campus Party para poder participar.

    Abss

    ResponderExcluir
  2. Anônimo5:06 PM

    Opa Eric!

    Usar o blogue como ferramenta é um ótimo primeiro passo, aqui 10 modos de uso de edublogues...

    Mas o grande pulo do gato, IMHO é usá-lo como ferramenta de aprendizagem!

    abraços
    PS: Vou tantar acompanhar o blogue em sala de aula via streaming!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo10:45 AM

    Infelizmente não poderei comparecer. Mas acompanharei via streaming, como o Sérgio. Sucesso!

    ResponderExcluir