Páginas

Marcos Mion é blogueiro?


Sim, eu mantenho esse blog, mas nem por isso me considero "blogueiro". Acho que para isso são necessários outros atributos além de manter um blog ativo.

Particularmente também não considero o Marcos Mion um "blogueiro", mas não é essa a opinião do ESTADÃO, que no seu caderno LINK desta semana publicou uma matéria em que creditou ele como VJ da MTV e Blogueiro.

Quero acreditar que o jornalista assim fez unicamente por causa do seu enfoque: o sucesso que seu blog tem feito. Mas vale aqui essa observação: qualquer um é blogueiro? Basta criar sua conta no blogspot ou wordpress (ou no BlogLog da Globo), e você "virou" blogueiro?

Feito o questionamento mudo o mote para o que realmente me interessou na matéria: o sucesso do blog. A excelente repercussão se dá justamente pela interatividade que Marcos Mion soube criar entre o blog, seus leitores/telespectadores e o seu programa na MTV. Aqui deixo meus elogios. Um ótimo exemplo de como uma mídia tradicional como a televisão pode conseguir benefícios em meios a essa nova realidade das redes sociais.

A matéria explica que Marcos Mion utiliza o blog como canal de contato com seus telespectadores que, colaborativament, participam da construção da pauta do programa "Descarga" e do "Quinta categoria". Mion chega a acompanhar a postagem de comentários enquanto faz, ao vivo, o programa "Descarga". Seus posts chegam a ter mais de 2.000 comentários.

Fica aí um bom exemplo de estratégia de colaboração na televisão.

Última observação: o conteúdo e a linguagem utilizada por Mion em seu blog não me atraem, mas claro, não sou público-alvo. Porém, não concordo com a idéia de que uma pessoa com tanto poder de influência sobre os jovens sinta liberdade em utilizar constantemente na sua escrita termos como "ksa" ao invés de "casa"... E olha que não sou, de maneira alguma, um radical. Aceito eventuais erros de digitação e até ortografia. Eu mesmo cometo alguns. Inclusive defendo a idéia de utilizar uma linguagem extremamente coloquial para tentar aproximar ao máximo do seu público, mas chegar a escrever "ksa" é um pouco além do limite, não?



8 comentários:

  1. Verdade messa, já que a repercurção e "audiência" do "blog do mion" está em um alto nível, a sua influência também a acompanha, e esta influência na escrita não é nada boa para o público jovem que acompanha o blog, pois esse assunto sobre a internet atrapalhar a escrita dos jovens já está tanto tempo no ar, que não seria nada bom um blog de alta "audiência" continuar a escrever "ksa". =)

    ResponderExcluir
  2. O blog dele nada mais é q uma agenda pessoal, e poderia ser um feature dentro de seu próprio site institucional. Mas chama de blog por puro modismo. e bomba em acessos pq tem 2 programas na TV, caso contrário, o q ele diz de tão interessante assim? Será q fora da tv ele teria tanta audiência no blog como vários amigos blogueiros anônimos de verdade?
    E tem mais, ele só escreve ksa no blog, pq precisa se aproximar dos teens...pois duvido mto q em outros textos ele se utilize da gramática miguxa. É uma questão de audiência, infelizmente.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo10:47 AM

    ksa é a linguagem coloquial usada na internet, mas eu acho que não soa bem pro leitor seja num blog ou qualquer outro meio, a liberdade de escrita na internet não tem limites, como esse texto sem letras maiúsculas. e convenhamos, o Marcos Mion não é nenhum gênio da literatura e não se destacaria pelo domínio da norma culta, então ele tenta usar um lado pobre da língua visando a expressão imediata, mas precisaria de mais idéias para tanto.

    ResponderExcluir
  4. Acho um maximo seu trabalho;
    é super,curto muntuuuuuuuuu!!!!!!!!
    e assisto a seu programa é 10.
    bjcas *_"
    Obs:mandah bjs pra min no seu programa.

    ResponderExcluir
  5. eu Axo um maximo o seu trabalho (com x mesmo). adoro o Mion ele é um cara super talentoso e ainda por cima ele é mto atencioso com a gente, ates q vcs fiquem se perguntando se eu faço parte do blog dele eu ja respondo sim, sou uma bloguete (nome carinhoso q o mion trata a gente) acompanho ele desde sandy e junior e adimro d+ ele. ele étão atencioso c/ a gente q até perde noites d sono pra conversar c/ a gente e até na marugada da noite d natal passa pra deixar um recado carinhoso pra nós...

    ResponderExcluir
  6. OLÁ PESSOAL!! EU ENTRO SEMPRE NO BLOG DO MARCOS MION E TAMBÉM ASSISTO AO PROGRAMA. ALÉM DISSO, TENHO O HÁBITO DE COMENTAR NO BLOG DELE E O JEITO QUE ELE ESCREVE NÃO INFLUENCIA O PÚBLICO QUE ENTRA LÁ PARA FAZER SEUS COMENTÁRIOS. LÁ, CADA UM TEM SEU ESTILO E NOS RESPEITAMOS POR ISSO. EU SOU PROFESSORA DE PORTUGUÊS E NAQUELE ESPAÇO, CONSIGO PERCEBER COMO A LINGUAGEM É USADA, COMO AS PESSOAS ESTÃO SE COMUNICANDO. TEMOS UM BLOG DE POESIAS( CRIADO POR MIM) PARA QUE ESSES JOVENS POSSAM DIVULGAR SUAS CRIAÇÕES, E PODEM TER CERTEZA QUE RECEBO COISAS INCRÍVEIS...VOU DEIXAR O LINK AQUI E QUEM QUISER APARECER POR LÁ...http://nossomundocriativo-criasdopapito.blogspot.com/
    MAS LEMBREM-SE QUE É UM BLOG QUE TEM TEXTOS DE PESSOAS A PARTIR DE 11 ANOS DE IDADE, MIL BEIJOS E BOA TARDE.

    ResponderExcluir
  7. òÓLA PESSOAL EU SOU A BABY É PRIMEIRA VEZ KE ENTRO NO BLOG DO MARCOS MION,ACHO ELE LINDO D+ E MAIS LINDO É A PESSOA EM KE ELE É PORISSO KE ELE TEM TANTOS FÃS.
    MARCOS VC É LINDO D+ TY ADOLO MUITO SEMPRE GOSTEI DESDE A ÉPOCA EM KE FAZIA OS PIORES CLIPS,MUTCHO MACTHO,IXI TANTOS VC SABE NÉ VC É D+RSRSR REPITO RSRSRS,GOSTO DO SEU TRABALHO TUDO KE VC FAZ JURO KUAL KER COISA ADORO OKE ENVOLVE VC TÓ DENTRO.

    UM GRANDE BEIJO PRO MIONZINHO GATO A FANI ,FENI ,FUNI, OU SEI LÁ MAS!
    ADOLO ELA O MANO KE NAUM PRESTEI A TENÇÃO KUAL É O NOME IXI TODO MUNDO AI BELLE,DO BLOG TAMBEM BJOKAS BLOGUETS TI AMOoOoO mion
    FLW BJOSSSSSSSSSSSSSSS GRANDES NO SEU S2................
    OBS:Ñ TÓ JUNTO COM CAZUZA PORKE Ñ SEI ONDE ELE MORA.
    AFS KE SEM GRAÇA..........

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo post, foi a primeira vez que entro no seu Blog, e acredito que "blogueiro" é aquele que ganha uma renda com o Blog.

    Parabéns mesmo pelo Blog e você deve ter muito futuro ainda com blogs,

    Um Abraço! =)

    ResponderExcluir