Páginas

Dia seguinte: 1ª (des)conferência de Mídias Digitais


Na tarde da última sexta estávamos todos reunidos na FAAP/SP para a 1ª (des)conferência de Mídias Digitais. O encontro foi excelente. O grupo não era grande: cerca de 45 pessoas, dentre elas, alunos e professores da Faculdade de Comunicação e Marketing da FAAP e também blogueiros e profissionais da área da comunicação.

Dentro o grupo dos convidados a fomentar a desconferência, estavam presentes (na seqüência da foto): Ian Black - LiveAD, Marina Santa Helena - Pólvora!, Luciana Soldi - Realmedia, Thiane Loureiro - Edelman, Rafael Ziggy - Talk Interactive, Guilherme Valadares - CUBOCC, Wagner Tamanaha - Espalhe, René de Paula Jr. - Microsoft, Wagner Fontoura - Riot e Coworkers, Jeff Paiva - AgênciaClick, Bruna Calheiros - Bullet e eu.

Além destes haviam outros que não sairam na foto como o amigo de longa data Alexandre Fugita - Pólvora!, o Helton Kuhnen - CoWorkers e a Sam Shiraishi (esqueci alguém?). Muitos estavam ali postando em seus blogs e no twitter enquanto participavam do evento. Somente no twitter, em 3 horas de evento, foram gerados cerca de 120 posts sob a tag #31semana.

Como todo encontro, percebi pontos positivos e negativos. Em particular, o lado negativo de um evento como esse é a sua dinâmica que faz um período de 3 horas passar como se fossem 3 minutos. Infelizmente não tive tempo para falar com todos com a calma que gostaria. Alguns amigos estiveram presente e nem mesmo consegui ter uma conversa mais longa. Outro desfortúnio foi a falta de alguns amigos que por diversos inconvenientes não puderam comparecer. Espero em breve ter outro evento como esse para encontrá-los.

Mas sem dúvida os pontos positivos excederam as expectativas. Em resumo, acredito que para alunos e professores o evento foi importante para mostrar e colocá-los mais próximo do mercado de comunicação digital que anda aquecido e demanda um know-how que às vezes é difícil de acompanhar.

Outro resultado importante do evento foi evidenciar o caráter colaborativo que se impõe frente à concorrência existente no modelo capitalista tradicional do mercado publicitário. Quem notou com mais atenção percebeu que na foto aparecem profissionais de agências concorrentes mas que em eventos como esse ou mesmo o Blogcamp e o EBP encontram oportunidade para trocar experiências.

Diferente de uma palestra, não estão ali apenas para mostrar os cases de sucesso das suas respectivas agências, mas pelo contrário, para ouvir, opinar e colaborar com os projetos dos seus pares. Em um espaço em que trabalhamos com uma linguagem em formação, em que formatos e conteúdos ainda não estão definidos, vale mais o crescimento coletivo do que a conquista individual. Incrível, não?

Espero agora o resultado e a opinião que surgirão nos posts pós-evento para quem sabe, já pensar na possibilidade de uma 2ª (des)conferência de Mídias Digitais.

Quem falou sobre:
- FAAP também se rende às mídias sociais
- Propagando e aprendendo
- (Des)conferência na FAAP
- PRIMEIRA (des)Conferência - 31ª Semana da Comunicação
- Polvora! Comunicação participa de Semana da Comunicação na FAAP



6 comentários:

  1. Queria tanto ter ido...mas acabei ficando presa no trabalho :(
    Parece q foi bem interessante! Espero q tenha sim uma 2ª (des)conferência para eu poder ir!!!
    Parabéns Eric!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo11:23 AM

    Parabéns Eric! Fico feliz por ter comparecido,e mais feliz ainda por saber que nos encotraremos novamente em outras desconferências.
    Fou uma iniciativa muito bacana, que sem dúvidas, gerou muito conhecimento!!

    ResponderExcluir
  3. adorei ter participado, Eric. muito obrigado pela oportunidade. conte comigo sempre

    abracao

    rene

    ResponderExcluir
  4. Anônimo11:01 AM

    Eric, novamente parabéns pela iniciativa, cara. Os alunos estavam interessados, a escolha dos convidados foi excelente. A pergunta que fica é quando vai ser o próximo.

    grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo12:17 PM

    Eric,

    Acho que foi muito interessante esse contato com alunos de comunicação da Faap. Já havia trocado experiências com alunos de outra faculdade e notei uma turma muito antenada dentro da Faap.

    Acho que todas as faculdades de comunicação deveriam estimular esse tipo de bate-papo, estilo desconferência, dos alunos com profissionais do setor.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo11:02 PM

    Amei ter participado e a interação na desconferência foi incrível. Obrigada pelo convite. E Parabéns! Bjs

    ResponderExcluir