A foto ao lado mostra alguns impressos japoneses. São cartões de visita, midia cards e rótulos de embalagens. Vê-se que lá o código QR é aplicado em diferentes comunicações e já faz parte do cotidiano.
Apesar de permitir outras aplicações, em geral o código QR é utilizado como um formato mais prático para introduzir no celular um determinado endereço na internet (URL). Ao invés de digitar todo o endereço, basta tirar uma foto do código.
Vale aqui fazer uma observação: o código QR ganhou essa aplicabilidade pois o uso que os japoneses fazem do celular para navegação e envio de SMS é infinitamente superior ao nosso. Em Tokyo é comum ver pessoas no metrô atentas em seus celulares. Lá é deselegante falar em voz alta ao celular, então o que fazem? Trocam mensagens, navegam pela internet e até lêem livros em pdf. Não se paga custo adicional por envio de SMS ou para navegar na internet, faz parte do pacote.
Aqui no Brasil o código QR ainda aparece em algumas ações pontuais. Uma das primeiras marcas a utilizar o código na publicidade foi a Fast Shop (veja o post). Alguns meses atrás peguei a edição 7 de uma pocket revista chamada ResultsON, editada pela SixPix. A proposta era interessante: ao final de determinadas matérias havia um código QR que decifrado pelo celular permitia acessar um endereço na internet com mais informações e dicas referentes àquela matéria. Boa iniciativa, vamos agora descobrir se a idéia se propaga.
crédito das fotos: eric messa e haap
Tomara que a idéia se propague sim, pois é muito legal! Eu amei essa ideia de QR code. Conheci no Campus Party 2009 (teve uma promoção baseada nisso). E facilita bastante para quem costuma navegar na internet via celular.
ResponderExcluirAbraço, continue postando! ;-)