Páginas

Primeiro caso de SPAM brasileiro no Twitter: Casas Bahia

Foi o Carlos Merigo quem deu a dica em seu blog: a Casas Bahia resolveu usar o rede Twitter em sua estratégia de comunicação, assim como fizeram outras marcas pioneiras.

Porém ela conseguiu algo que a diferenciou das outras marcas: lançou o pior modelo de uso do Twitter em ações de comunicação.

De fato, talvez melhor classificar como SPAM e não uma efetiva ação de comunicação.

A Casas Bahia criou um usuário no Twitter que fica constantemente enviando a mesma mensagem publicitária para cada usuário da rede.

A segunda fase do projeto é mais coerente: o usuário no Twitter é utilizado parar publicar mensagens de amor encaminhadas pelos participantes da campanha para o dia dos namorados, mas sem dúvida a primeira fase da campanha não caiu bem aos olhos dos usuários da rede Twitter.

Não, realmente algumas marcas não entendem nada de social media... ou melhor, a culpa nem sempre é da marca, mas da agência que criou a estratégia de comunicação.

Um comentário:

  1. Eric, o perfil das Casas Bahia foi o primeiro q bloqueei no Twitter. Fiz isso assim q recebi a msg e conferi q era spam.

    Achei uma baita besteira. Há dezenas de empresas (Santander, Telefónica, Dell, Sun, IBM, tem um monte no meu perfil) q fazem comunicação no Twitter de forma agradável e útil. Algumas há mais de um ano.

    A única diferenciação q as Casas Bahia fizeram foi criar o primeiro spamer corporativo brasileiro.

    ResponderExcluir