Páginas

Ato falho no portal Globo.com

Li no blog JustPlay e resolvi trazer pra cá: gafe de jornalista do portal Globo.com mostra falhas do jornalismo on-line.

As páginas de um portal de notícias são elaboradas por um sistema dinâmico a partir dos textos publicados pelos jornalistas. O mesmo ocorre com o endereço - URL - de cada uma das páginas.

Na última sexta-feira foi publicada uma matéria no portal Globo.com sob o título: "Adriano dá força para o amigo Ronaldo":



Mas aparentemente o título original não era esse. Em geral, é o título original que dá referência ao endereço - URL - da página. Neste caso, quem reparar na URL da página irá notar o título que a jornalista havia sugerido anteriormente:



Conforme mostra a imagem acima, a URL da página termina com "0,,MUL472164-9875,00-ADRIANO+DA+CU+PARA+O+AMIGO+RONALDO.html".

Ainda no domingo a "falha" não tinha sido corrigida e o link funcionava normalmente.

[UPDATED] Parece que esse erro não foi cometido pelo jornalista que assina a matéria pois conforme a dica enviada no Twitter pelo @camiseteio existem outras notícias escritas por diferentes jornalistas que apresentam o mesmo problema:

- MUL468570-15014,00-KEIRRISON+NAO+VAI+PRO+PALMEIRAS+NEM+FUDENDO.html



- MUL470458-9865,00- SOUZA+EH+UM+MERDA+NAO+TREINA+E+ RECLAMA+DE+SALARIOS+ATRASADOS.html




6 comentários:

  1. Anônimo12:52 AM

    Tem várias outras páginas neste mesmo estilo também... o estagiário novo tá fazendo a festa hein!

    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Coritiba/0,,MUL468570-15014,00-KEIRRISON+NAO+VAI+PRO+PALMEIRAS+NEM+FUDENDO.html

    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Flamengo/0,,MUL470458-9865,00-SOUZA+EH+UM+MERDA+NAO+TREINA+E+RECLAMA+DE+SALARIOS+ATRASADOS.html

    ResponderExcluir
  2. Anônimo3:01 AM

    Parece que é um erro da configuração do permalink, pq se vc alterar para qualquer nome que quiser, ela continua acessando a mesma nota. Nota negativa pro admin do sistema.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11:48 AM

    Opa!

    Só para esclarecer, a notícia que você publicou é fake. Não é exatamente "o jornalista" que definiu isso, o sistema não leva em consideração o link inteiro (vai lá e troca ronaldo por Shrek, por exemplo, vai funcionar beleza...)

    Alguém alterou e passou a notícia adiante como gafe. O sistema só gera aquele link com o título embutido para melhorar o rank nos buscadores, mas isso não afeta a página que será aberta... ;)

    ResponderExcluir
  4. Anônimo1:12 PM

    oi guilherme!

    Antes de publicar o post eu fui atrás da página na Globo.com que dá origem para essa notícia e realmente o link que chama essa página contém essas palavras adicionais.

    Eu sei que o link funciona sem elas, porém, é assim que a Globo.com está (ou estava) utilizando!

    Vá no site da Globo.Com e utilize o sistema de busca que você verá o link aparecer da mesma forma como está neste post...

    ResponderExcluir
  5. Anônimo5:03 PM

    Gente, é um erro do jornalista mesmo, eu tenho certeza, olha só essa daqui:

    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Flamengo/0,,MUL470458-9865,00-ERIC+MESSA+EH+BURRO+PRA+CARALHO.html

    ResponderExcluir
  6. é uma pena que a pessoa do comentário acima prefira enviar mensagem como "anônimo".

    Ainda assim preferi aceitar a publicação para conferir se na próxima a tal pessoa resolve assumir alguma identidade.

    Saiba que eu compreendo que as tags podem ser alteradas sem coprometer o link.

    O que voce nao entendeu é que a propria Globo.com utiliza as tags citadas acima quando faz referência às páginas citadas nesse post. OK?

    Faça uma busca no site, procure pelas páginas que fazem link para essas que estão aqui citadas e você verá que não estou errado.

    ResponderExcluir