Páginas

Jaiku agora faz parte do Google


O Jaiku, rede social de microblogging (comentado em abril) foi adquirido pelo Google.

Hoje quem entrou no Jaiku viu a informação da aquisição logo na primeira página. Ainda não estão definidas quais serão as mudanças envolvidas na aquisição, mas sem dúvida os usuários estão aguardando uma integração maior com o Gmail e o Orkut.

A única medida adotada imediatamente foi o cancelamento da inscrição de novos usuários. Agora para entrar no Jaiku é necessário receber um convite dos atuais usuários (assim como fez o Orkut no início).

Essa notícia, sem dúvida deve aparecer em diversos blogs (como já acontece no NerdowN e no Solutio360).

O que motivou escrever o post não foi a própria notícia, mas relatar a movimentação que ela gerou no dia de ontem.

Dentro de outra rede de microblogging, o Twitter, faz parte da minha rede de relacionamento diversos autores de blogs e pesquisadores das áreas de comunicação e redes sociais. Quando a notícia chegou no Twitter ela rapidamente se espalhou pelo grupo. É interessante que a propagação da notícia promoveu um interesse espontâneo pelo Jaiku e muitos usuários do Twitter resolveram inscrever-se no Jaiku para conhecer a rede que o Google acabara de adquirir.

Imagino que esse movimento não ocorreu exclusivamente na rede que participo pois pude notar que esse assunto era tema também de diveros posts que encontrei no histórico de posts públicos do Twitter e também do Pownce.

Ou seja, a simples notícia da aquisição já gerou um interesse espontâneo. Sem dúvida o Google conseguirá arrecadar muitos usuários quando iniciar a integração com seus outros serviços.

Aparentemente o Google resolveu "largar" definitivamente o Orkut nas mãos dos usuários brasileiros e investir em uma nova rede social, desta vez, uma rede emergente de microblogging. Desta vez, seus concorrentes diretos serão o Twitter e o Pownce.


Nenhum comentário:

Postar um comentário