Provavelmente você já viu o novo filme publicitário da Skol em que um grupo de rapazes conversam dentro do banheiro. No comercial é impossível entender o diálogo pois cada um deles está com uma latinha de Skol na boca.
Muito bem. Divertido pois sugestiona o telespectador a imaginar o diálogo. Na internet foi criado um hotsite interativo onde é possível incluir sua própria legenda e enviar para um amigo.
Lá vai mais um modelo de marketing viral. Você se diverte, encaminha para diversos amigos e promove a marca.
Porém o modelo não é novidade. Diversas versões similares já foram criadas anteriormente e vale considerar a possibilidade da repercussão negativa, como aconteceu com a marca Chevy.
Em 2006 a americana Chevy montou um hotsite para o lançamento do novo modelo Tahoe 2007. No hotsite havia um filme publicitário com cenas do Tahoe e o usuário era convidado a inserir o texto para a campanha.
Mas assim como no caso da Skol, não havia nenhum sistema de filtragem dos vídeos produzidos. O que se viu foram diversas produções com conteúdo crítico, alertando para a influência da marca no problema do aquecimento global.
Aqui vai um exemplo:
Será que o mesmo pode acontecer com a Skol? Se alguém souber de um vídeo irônico da Skol, deixe aqui um comentário.
Por enquanto, deixo aqui a minha criação para a Skol:
O Rafael Ziggy, do blog "Sim, Viral" comentou em seu post o primeiro caso (provavelmente) de uso "alternativo" da campanha da Skol: já faz algum tempo que o blog "Papo de Homem" (Guilherme Valadares) está incentivando uma campanha para promover uma edição da Playboy com "blogueiras" brasileiras (veja aqui um dos posts).
Desta vez o "Papo de Homem" aproveitou o filme publicitário da Skol para promover sua campanha:
Àlém deste comercial, Guilherme Valadares lançou em seu blog um concurso para premiar a melhor legenda criada para a campanha da Skol que faça referência ao seu blog.
Caso saiba de outra boa interferência realizada com o filme da Skol, deixe aqui seu comentário com o link!
Outros posts sobre o assunto:
- O que estão falando no comercial de Skol?
- Chevy Tahoe viral video advertising campaign
- Conteúdo gerado pelo consumidor, a Skol agradece
Fala Messa! Como vai essa força? Só pra colaborar com o seu post, também escrevi sobre o assunto: http://www.simviral.com/2007/09/contedo-gerado-pelo-consumidor-skol.html
ResponderExcluirForte abraço e apareça por lá doutor!
Messa, sua criação ficou foda!
ResponderExcluirQuanto à ironia, considero mto improvável, a Skol fez um trabalho de marca impecável e hj é mto querida pelo público, virou sinônimo de bons momentos - mesmo causando tantos momentos não tão bons.
Se achar algum vídeo irônico, dá o toque, faço questão de divulgar no PdH, definitivamente seria uma surpresa pra mim.
Grande abraço