Páginas

Blogs cresceram e agora são adultos e responsáveis

Hoje chegou ao fim a primeira edição do Blogcamp São Paulo, encontro que reune editores de blogs e acontece já em diferentes cidades no mundo, como já comentei em post anterior.

Diversos editores de blogs estão postando sobre o assunto nesse exato momento, por isso vou preferir não redundar o assunto. Deixo no final deste post links para os demais blogs que souberam traduzir bem o que ocorreu nos últimos dois dias.

Faço aqui apenas algumas observações relevantes ao campo de atuação do e-Code.

Antes de mais nada, é importante observar que os blogs deixaram de ser apenas diários virtuais elaborados por adolescentes. Os blogs cresceram e tornaram-se adultos responsáveis. Alguns, inclusive, famosos!

Obviamente, quem estiver interessado, achará centenas de diários virtuais por aí, mas também temos blogs criados por pessoas preocupadas em oferecer conteúdo de qualidade aos seus leitores. Seja qual for o tema, já que hoje os blogs não tratam exclusivamente de tecnologia, outro tabu do passado.

A grande maioria dos autores procura aproveitar da experiência de vida e profissional para produzir posts com alto teor reflexivo, o que atrai o interesse de uma grande volume de leitores. É o caso de alguns casos famosos como o Meio Bit e o Interney, que conseguem um número de leitores superior a muitos portais de conteúdo que vemos por aí.

Tanto é assim que o Blogcamp atraiu interesse da mídia impressa. Apesar da polêmica (ou talvez justamente por causa dela), estava presente, cobrindo o evento, o jornal Estadão, que pouco tempo atrás fez uma campanha insinuando que o conteúdo dos blogs não possuem qualidade. Logo após o primeiro dia do evento o Estadão on-line publicou um artigo sobre o evento e aproveitou para comentar sobre o debate que vai promover no próximo dia 29 sobre a polêmica gerada entorno da sua campanha publicitária.

Outra constatação interessante é que os profissionais de comunicação ganharam bastante espaço na blogosfera. E não se trata apenas da área de jornalismo. No Blogcamp estavam presentes diversos autores de blogs que atuam profissionalmente no campo da comunicação, Só da área de publicidade, MKT e RP, estavam presentes por exemplo o Jeff Paiva e a Marisa Toma (AgênciaClick), Carlos Merigo (Fischer), Thiane Loureiro (Edelman), entre diversos outros.

Independente da formação que possuam, os autores de blog ainda são aqueles que estão up-to-date com a tecnologia e costumam participar de diferentes comunidades virtuais. Durante todo o evento a rede social de microblog Twitter virou o meio virtual de comunicação oficial. Antes, durante e após o evento o Twitter era utilizado para informar os temas que ocorriam em cada sala, descobrir aonde estava um colega ou informar em que local iria acontecer o happy hour após o último painel.

Falando nisso, faz parte da tradição o happy hour após o evento. Desta vez ficou conhecido como Blogchopp e recebeu a adesão da grande maioria, que ainda assim, não largavam os celulares e smartphones, tilizados para mandar mensagens pelo Twitter para aqueles que estavam na outra ponta da mesa, ampliando o papo para além daqueles que estavam sentados próximos. Na foto, eu e Alexandre Fugita flagrados pelo celular com câmera fotográfica do Tiago Doria.

De qualquer maneira, tanto o Blogcamp como o Blogchopp atuam como momentos em que a rede social construida virtualmente torna-se realidade. Pessoas que começaram a trocar mensagens entre seus blogs ou em redes como twiiter, pownce, facebook, etc, ampliam seus vínculos e descobrem que fazem, efetivamente, parte de uma mesma comunidades, mesmo em alguns casos, vivendo em cidades diferentes.

Por fim, vai a parabenização ao Manoel Netto, Gabriel Tonobohn e à Lucia Freitas que mostraram grande empenho na organização do evento e que após a convivência nos últimos dias, tornaram-se amigos pessoais e não apenas "virtuais", assim como a Mirian Bottan, Thiago Mobilon, Ilo e a Graziele, Alexandre Inagaki, Pedro Markun, Renato Shirakashi, Rafael Nunes e os demais que já citei durante o post. Esqueci de alguém?

Vai aqui também uma parabenização ao Cazé Peçanha pelo excelente local (Casa Gafanhoto) cedido para o evento. Infelizmente o espaço foi invadido o que promoveu um movimento para recuperar os danos.

Em tempo, um dos últimos painéis do evento trouxe em primeira mão a cara do novo portal em desenvolvimento pelo Rodolfo Sikora para a Casa Gafanhoto. Trata-se de um site de relacionamento e agregador de notícias, que terá como objetivo abrir um novo espaço para a comunidade considerada "underground" pelos meios tradicionais de comunicação. O portal deve entrar no ar no próximo mês e logo mais será tema de um novo post, aguardem!

Mais sobre o Blogcamp SP:
- BlogCamp: cerveja, memes e controvérsias (Thiane Loureiro)
- BlogCamp no Twitter (Gabriel Tonobohn)
- Blogcamp, day 1 e Blogcamp, day 2 (Jeff Paiva)
- Primeiro dia de debates do BlogCamp (Lucia Freitas)
- Blogcamp - Início do domingo (Marcelo Antunes)
- Blogcamp, valeu a pena (Rafael Ziggy)
- BlogCamp – Eu Fui! (Ricardo Cabianca)
- Memórias & reflexões sobre o BlogCamp (Juliano Spyer)
- BlogCamp - um ótimo final de semana (Edney Souza)
- Novidades Pós-BlogCamp SP 2007 (Wagner Fontoura)
- BlogCamp: bateu felicidade (Lucia Freitas)
- Twitterizando no BlogCamp (Alexandre Fugita)
- BlogCamp Overview (Marisa Toma)
- BlogCamp 2007 (Carlos Merigo)
- Blogcamp (Luiz Pattoli)
- Blogcamp - Muito bom… Sucesso do evento e aprendizado… (Vitor Gonçalves)
- BlogCamp - 1st day (Roberta Zouain)
- BlogCamp Sampa - flash 4 (Nelson Corrêa)


crédito das fotos: Tiago Doria, Barbara Dieu e Marcelo Antunes


6 comentários:

  1. Anônimo8:29 AM

    Olá Eric

    Ótima retrospectiva. Gostei principalmente do título.

    Não cheguei a conversar com você no evento, fica para um próximo ( Churrascamp, que tal? :-))

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10:27 AM

    Eric, serei eternamente grata por você salvar a nossa vida com o lance do hotel! hahahahahaha

    Se você não tivesse interrompido a nossa onda de negligência, teríamos um problemão!

    No mais, o encontro foi bom demais, sô! Tô preparando o meu post.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Brigada pela citação no post. Foi um prazer enorme conhecer vcs. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Adorei a cobertura e foi ótimo revê-lo.

    e-code foi para meu blogroll :D

    ResponderExcluir
  5. Anônimo10:11 PM

    Ola Eric, muito bom texto a começar pelo título. Vc citou tanto detalhe que mesmo se não tivesse estado lá, não faria diferença...rs.

    E obrigado pela sua citação. Vamos tentar marcar outros eventos para dar tempo de estar com todos para um bate papo real.

    Um grande abraço

    Ricardo Cabianca
    Estou Blogado! www.cabianca.net

    ResponderExcluir
  6. Anônimo4:00 PM

    Foi muito bom conhecer todo esse pessoal também! Ainda bem que eu fiz um twitter, e podemos manter um contato mais próximo!

    Um abraço, e obrigado novamente pela ajuda com o hotel.. hauhauahuah

    ResponderExcluir