Páginas

Viral do novo filme The Dark Knight (Batman Begins 2)

Mais uma ação de marketing viral, desta vez para divulgar o próximo filme do Batman. Recebi o viral através do Pownce, pelo amigo David B. O. (Atlanta/USA), mas antes, uma explicação:

A Warner Bros. vai lançar em 2008 uma nova sequência do Batman, chamado The Dark Knight. Dirigido por Christopher Nolan, desta vez Batman (Christian Bale), Jim Gordon (Gary Oldman) e o promotor público de Gotam City Harvey Dent (Aaron Eckhart), passam por diversas aventuras para salvar a cidade das artimanhas do Coringa (Heath Ledger).

Feita a introdução, vamos à ação de marketing viral. Roda por aí, por indicação de amigos, blogs, redes sociais, mensagens instantâneas e e-mails um link para o site www.whysoserious.com.
Quem entra vê
um suposto anúncio escrito pelo Coringa recrutando ativistas. O anúncio marca um encontro, indicando um local através das coordenadas de latitude/longitude e um relógio marca a contagem regressiva para o encontro. No momento em que entrei no site restavam 11 horas para o evento.

Pesquisando nos blogs sobre cinema e quadrinhos, descobri que o local é onde acontece nessa semana um evento sobre quadrinhos, o Comic-Con 2007, em San Diego (USA). Os rumores indicam que no encerramento da contagem regressiva um painel da Warner Bros., instalado no local do evento Comic-Con 2007, irá apresentar, em primeira mão, o trailer do novo filme.

Deixo aqui, portanto, minha colaboração na dilvulgação deste viral. Está feito o buzz marketing. Quem sabe daqui onze horas a Warner consiga juntar um público razoável em frente ao seu telão.

Como o filme só entra em cartaz em julho de 2008, é provavél que ainda novas ações de marketing apareçam. De fato, esse não foi o primeiro. Quem entra no site oficial do filme hoje (thedarkknight.warnerbros.com), não vê nada além de uma imagem da marca do Batman e um link para um outro site (www.ibelieveinharveydent.com). Este site traz um suposto folheto de divulgação da campanha para eleição de Harvey Dent para promotoria pública. Ou seja, mais outra ação de marketing digital.

Este case do filme The Dark Knight mostra como usar ações de marketing viral em formato de teaser, ou seja, cria expectativa; cuiriosidade para o que está por vir. O cinema é uma área que está aproveitando cada vez mais da web para ampliar o seu público. Em outros casos, enquanto o filme está em cartaz, coloca-se na internet um site que aproveita do roteiro do filme para construir um espaço de interação com o visitante, estimulando sua participação e ao mesmo tempo, gerando intimidade; o que ajuda na promoção do filme, na venda de produtos co-relacionados, etc.

Veja mais:
- Scoop Vendor
- Superhero Hype!
- Ghost in the Machine