Páginas

Sobre o evento BlogCamp e o modelo de "desconferência"

Já tem data definida o evento brasileiro sobre blog, o BlogCamp. Será realizado em São Paulo nos dias 25 e 26 de Agosto de 2007, na Casa Gafanhoto, do Cazé Peçanha (MTV).


O evento é gratuito. Para participar, é necessário efetuar cadastro no site do BarCamp e efetuar a inscrição no evento, veja mais no site: http://barcamp.blaz.com.br/node/53

Os participantes também devem efetuar inscrição no grupo para manter-se informado sobre o evento: http://groups.google.com/group/blogcampbr

SOBRE O MODELO DE DESCONFERÊNCIA:
O BlogCamp segue o mesmo modelo do BarCamp, outro evento que ocorre periodicamente em diversas cidades no mundo todo. A proposta do encontro surge espontâneamente dentro de comunidades virtuais. Um dos participantes que deu o start inicial foi Manoel Netto, de Londrina (PR), editor do blog Tecnocracia.

O BarCamp Sampa, ocorrido em março/2007, na mesma Casa Gafanhoto, foi limitado em 250 participantes. Esse número limite foi atingido em menos de duas semanas. O BlogCamp já tem 63 inscritos nesse momento.

A data e local são definidas entre os participantes através de trocas de e-mail entre o grupo. Conforme o evento é divulgado, novos interessados passam a participar do grupo, colaborando na definição dos temas que serão discutidos durante o encontro.

O modelo de desconferência (unconference) também propõe um modelo colaborativo, em que a programação das palestras é aberta, ou seja, não há cronograma nem palestrantes definidos previamente, apenas no início do evento é que os participantes definem qual será a programação de palestras e discussões do dia.

No BlogCamp deste ano, alguns dos temas propostos até agora foram:
- Blogs são diários virtuais?
- Rentabilização em blogs
- Posicionamento dos blogs em relação à midia tradicional
- Furos de notícias por blogs
- Blogs como ferramentas de acesso ao público
- Blogs como negócio. O quanto você investe no seu?
- Blogs coletivos. Isso funciona?
- Blogs como ferramentas de socialização.
- Feeds. Você usa/incentiva?
- etc.

Grande parte daqueles que já efetuaram inscrição no evento possuem seu próprio blog ou site, segue abaixo a relação de alguns deles:
- Tecnocracia (Manoel Netto)
- Oito Passos para o conhecimento (Gabriel Tonobohn)
- Desabafo de Mãe
- Dia de folga (Luciana Monte)
- Freelancer (Célia Santos)
- Garota sem Fio (Beatriz Kunze)
- Repositório (Marcelo Antunes)
- Wordsmith (Jeff Paiva - AgênciaClick)
- Techbits (Alexandre Fugita)
- BoomBust (Wagner Fontoura)
- Jornal de Debates (Pedro Markun)
- Yahoo! Tecnologia (Wagner Tamanaha)
- Sim, Viral (Rafael Ziggy)
- Celular: testemunha ocular (Cíntia Costa)
- Brainstorm #9 (Carlos Merigo)
- Digital Drops (Nick Ellis)
- e mais diversos outros, inclusive o e-Code!