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Teaser de "impacto" da Citroën

Hoje, 11/06/2007, quem entrou no site do ESTADÃO viu a notícia de um possível impacto do asteróide Pallas com a Terra.

Ao clicar no link, ao invés de abrir a notícia completa no site do ESTADÃO, o leitor era levado para um outro site (veja ao lado ou clique aqui) com notícias vagas sobre a mudança de curso do asteróide Pallas.

Desconfiado, fui buscar mais informações e notei que mais ninguém noticiava o fato.

Comecei a perceber então que se tratava de uma estratégia publicitária:

Ao passar o mouse sobre a notícia, o que se vê é o seguinte link:
http://rmbannerserver.agestado.com.br/RealMedia/ads/click_lx.ads
/www.estadao.com.br/home_portal/2071080731/Middle/
citroen_110607/pallas_estadao.htm/633931613234356634
36336632616130

Nota-se a indicação citroen_110607, ou seja, provavelmente um anúncio publicitário da Citroën. E de fato, a marca pretende lançar em meados de Julho (assim como a notícia sobre o asteróide) um novo modelo de carro chamado Pallas.

veja a notícia no site do IG.

Para confirmar o fato, fui atrás do responsável pelo registro do domínio www.mundodaastronomia.com e vejam só o nome do responsável pelo domínio:
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Registrant Contact:
Peugeot-Citroen do Brasil Automoveis Ltda
Marina Querini (marina@rumba.com.br)
92237727
Fax: 36466200
Av. Imperatriz Leopoldina
Sao Paulo, 05305-000
BR
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Veja a fonte WHOIS.

Ou seja, trata-se de um TEASER de lançamento do novo Citroën Pallas (mesmo nome do asteróide). Mas fica ainda a minha pergunta: será que foi somente eu que achei esse teaser sem graça e até de mau gosto? Vou ficar de olho no decorrer dessa campanha publicitária para checar se essa história melhora.. ou piora de vez. É claro, a campanha fez eu correr atrás de mais informações e portanto, ponto positivo para a estratégia publicitária, mas fazer uso de uma notícia catastrófica... achei apelativo.. demais.

É claro também, que o objetivo era causar polêmica, estratégicamente os publicitários envolvidos já esperavam todo esse movimento (mas talvez sem tanta repercussão negativa). Nesse sentido, até mesmo esse meu blog colabora com a tática da Citroën, mas mais uma vez, minha questão não está na estratégia de marketing viral, mas no bom gosto e criatividade da campanha.

Apesar do POST anterior eu comentar sobre nossa superioridade em relação à publicidade no exterior, às vezes nós também erramos. Será que o desespero dos publicitários para chamar a atenção está levando-os a apelar para uma publicidade disfarçada de jornalismo de fundo de quintal?

Alguns desses profissionais aprenderam sobre a experiência de Orson Welles na rádio em 1938 com a ficção "Guerra dos Mundos" e resolveram brincar na campanha publicitária? Esqueceram-se de refletir sobre a crítica aos processos de comunicação que Welles acaba por promover quando gerou tal polêmica.

Como não canso de repetir (para aqueles que acompanham esse blog), a publicidade on-line ainda está descobrindo sua própria linguagem. A moda agora é o marketing viral, buzz marketing, marketing de guerrilha. Excelentes profissionais desse meio estão sempre testando novas alternativas e com isso, correm o risco de errar feio. Ao que tudo indica, essa campanha teve a participação da agência de marketing digital Rumba, do André Cury, que por sinal, é um ótimo profissional. Talvez a idealização não seja dele, oriunda de outra agência [fato confirmado mais tarde - a idealização é da agência Banco de Eventos, conforme indicado pela UOL], mas enfim, é o nome da agência Rumba que também aparece no registro do domínio. Assim, deixo aqui o espaço aberto caso ele queira justificar o conceito criativo da campanha.

O espaço também está aberto aos leitores desse blog, caso queiram deixar sua opinião sobre essa ação de comunicação da Citroën.


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UPDATES:

- 6 horas após a postagem aqui no BLOG já haviam mais de 50 comentários postados. Pelo visto realmente não fui somente eu que considerei de mau gosto.

- 9 horas após, já eram mais de 135.

- Conclusão: marketing de guerrilha funciona sim! E nesse quesito, esse é um ótimo "case".

- Alguns leitores alertaram sobre a indicação "publicidade" na foto da capa do ESTADÃO. Realmente, estava ali, mas confesso que não me esclareceu muito, já que leva para um suposto site de uma comunidade científica, e naquela página, mais nada indicava se tratar de publicidade.

- Também complementam a notícia alguns leitores informando que viram a chamada na capa do portal UOL. Ou seja, compraram mais espaços de mídia além do ESTADÃO. Fica aqui outra questão: até onde vai o limite da isenção x responsabilidade do veículo sobre o espaço que ele vende para publicidade? Obviamente não luto pela censura, mas pela responsabilidade social.


- Um dos comentários parece escrito por alguém da Citroën. De fato, no site www.citroen.com.br aparece logo na entrada uma indicação sobre a nova campanha do Pallas. Confesso que durante a madrugada, quando fiz a pesquisa pelo site da Citroën para buscar alguma informação cai no outro site da empresa, www.meucitroen.com.br e lá ainda não havia nenhum comentário sobre a campanha.

- Confirmando minha tese, já que horas após a publicação desse POST recebi um comentário em nome Citroën, é provável que havia uma equipe rondando toda a internet (blogs, fóruns, etc) para esclarescer e obviamente, divulgar o link do site, aumentando assim o número de referências para o portal da Citroën, ou seja, mídia espontânea, marketing viral. Que fique claro, ninguém é ingênuo. Eles esperavam essa polêmica. O porém é que podem ter assustado com a repercussão negativa. Eu também sei que estou colaborando com ela, mas ainda assim, quero abrir esse espaço para discutirmos a relação ética desse formato de publicidade, da "criatividade" envolvida no processo.

- Escrevi uma mensagem para a Rumba, estou aguardando a resposta pois como também sou publicitário, gostaria de ouvir seus comentários.

- Apesar de não responder diretamente a esse blog, o leitor Rafa notou que durante o dia de hoje a Rumba publicou em seu próprio site uma pequena nota comentando que são responsáveis apenas pela produção do HotSite do C4 Pallas e portanto não possuem qualquer responsabilidade sobre as ações no UOL e ESTADÃO. O teaser de lançamento parece idéia da Banco de Eventos, que a propósito, no site da Banco de Eventos não há nenhuma informação, na verdade, nem mesmo há um site. [no artigo do UOL citado abaixo, há uma entrevista com o diretor de criação da Banco de Eventos]

- Quero lembrar que não duvido do talento profissional do pessoal da Rumba e da Banco de Eventos. Com certeza eles e seus clientes poderão indicar dezenas de "cases" de sucesso. Não duvido, inclusive, que a segunda fase dessa mesma campanha para o C4 Pallas da Citroën siga um rumo mais adequado e consiga um retorno positivo. Afinal, são publicitários experientes. Porém, às vezes, idéias com falhas passam desapercebidas e podem manchar a imagem da marca de um cliente. Ainda bem, que há tempo para concerto.

- Diferente das opiniões deixadas pelos leitores, não acredito que o C4 Pallas seja um fracasso de vendas por um possível boicote dos consumidores. Como comentei acima, na próxima semana entra no ar a segunda fase dessa mesma campanha, e, com certeza eles buscarão corrigir esse problema causado na imagem da marca. Mas definitivamente será muito difícil apagar o fato ocorrido.

- Li comentários falando sobre um princípio de pânico na família. Ora, é isso que podemos chamar de boa repercussão da propaganda?

- Aliás, comentaram que a chamada já saiu do UOL e do ESTADÃO. Vale lembrar que os profissionais do ramo conhecem bem uma antiga estratégia de colocar no ar filmes publicitários polêmicos, em que a agência de publicidade já imaginava que a população iria reclamar ao CONAR e por conta disso, já tinham preparado outro comercial pronto para a substituição. O objetivo era justamente aproveitar a polêmica causada pelo primeiro comercial de TV.

- Leitores comentaram que a informação é noticiada por veículos de comunicação regionais. Ainda nessa segunda, recebi a participação do Caio que indicou o site www.iparaiba.com.br em que é noticiada a informação na área de Ciências e Tecnologia. (eu mandei um email para eles e mais tarde outro leitor avisou que a notícia saiu do ar.)

- Outro leitor informou que na rádio BandNews Fm (SP), durante o programa da manã, o apresentador Ricardo Boechat também noticiou o caso como verídico. Mais tarde ele corrigiu a informação para seus ouvintes. Às 7:50am, Rafael Quinteiro, ouvinte da rádio, havia publicado no site da BandNews o link deste blog informando Ricardo Boechat que se tratava de uma campanha publicitária.

- Para aqueles que perguntaram para quem reclamar, sugiro o CONAR - Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária - no site www.conar.org.br

- Um leitor comenta que não há nada de "ilegal". Respondo: nem mesmo cheguei a refletir sobre a questão da legalidade, fico é preocupado com a questão "criativa". É essa forma de criatividade que devemos incentivar em nossos publicitários?

- Agora a tarde já temos mais novos blogs e fóruns comentando o assunto, cada um sobre um viés diferente. Alguns dos blogs estão citados aqui nos comentários dos leitores. Acho válida a repercussão, pois se por um lado colabora com o objetivo da Citroën (chamar a atenção e causar polêmica), por outro os potenciais consumidores ganham espaço para deixar evidente sua opinião; no caso do meu blog, indicando o que acharam da campanha em relação à ética e criatividade.

- No período da tarde, o portal G1, da GLOBO, informou que a notícia fictícia também foi espalhada por e-mail, não fica claro se também foi uma ação dos criadores da campanha, ou se já era o marketing viral dando resultado.

- Continuando as atualizações sobre o assunto, agora pouco, por volta das 17h, o UOL publicou uma chamada na primeira página comentando o assunto. Lá eles informam que a notícia é falsa. "Segundo a assessoria de imprensa da Citroën, a campanha foi idealizada pela agência de marketing promocional Banco de Eventos. A pessoa responsável não foi localizada até a conclusão desta reportagem." E ainda: "Enor Paiano, diretor de Publicidade do UOL, diz que os anúncios não saem mais. "O UOL cancelou a campanha, pois repudia publicidade que imita conteúdo jornalístico e confunde o público, mesmo que o espaço utilizado esteja informado como 'Publicidade'." [veja o artigo]

- Voltei ao artigo publicado pelo UOL e notei que ele foi atualizado cerca de duas horas depois, agora com citações do Fábio Brandão, da Banco de Eventos, falando sobre sua estratégia de buzz marketing para a Citroën. Na imagem ao lado é possível ver a justificativa do diretor de criação, bem como comentários sobre possível ação no CONAR.

- Cerca de 1 hora antes dessa publicação do UOL, a Globo.com publicou uma notícia sobre o fato, aliás, comentando vários aspectos e referências que estão publicadas nesse blog.

- Até as 00h00 do mesmo dia, ainda não encontrei nada no ESTADÃO.


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UPDATE 2 - O dia seguinte:

- Recebi um e-mail do Andre Cury, da Rumba, informando que eles não possuem envolvimento com o site que noticiava a mudança de rota do asteróide. Ele diz que é responsável apenas pelos registros de domínios da Citroën, por isso aparece o nome de uma pessoa da agência nos dados do domínio e ainda, nas palavres dele, "cientes da precupação do público em relação ao impacto das matérias publicadas, nos colocamos à disposição para maiores esclarecimentos."

- Ou seja, toda a campanha "Mistério Pallas" (www.misteriopallas.com.br), que envolve também o teaser polêmico são de responsabilidade da Banco de Eventos. A Rumba desenvolveu o hotsite do novo C4 Pallas - www.c4pallas.com.br, mas que não faz referência ao "asteróide". Parece que a campanha que será veiculada na televisão também não terá relação com o asteróide.

- Por fim, tive notícia de que as informações contidas no blog foram republicadas em portais de noticias, bem como a formação de uma rede entre os diferentes blogs que comentavam o assunto, fato comum entre os “bloggers”. No próprio e-Code aparecem links para outros blogs em meio aos comentários dos visitantes, assim como referências para esse blog foram publicadas em outros. Alguns dos portais de notícia e blogs são:
- Portal JumpExec
- Portal NotiBras
- Blog Tio Punk
- Blog Ceticismo Aberto
- Blog Padawan Zone
- Blog da Camiseteria
- Blog vida de cão é chato pra cachorro
- Fórum Arquitetura de home pages
- Blog Diva-gações
- Rádio BandNews FM (SP) (sobre a divulgação do asteróide como fato verídico)
- Blog Olhando para o Mundo
- Blog Sim, viral.
- Jornal de Debates
- Na ameia do Castelo
- Techbits


- Recebi uma interessante informação do colaborador Ricardo M. Dias: talvez motivados (ou não) pela polêmica do dia, o UOL, 2 horas após soltar a nota que comentava sua posição frente ao ocorrido, também publicou uma outra matéria anunciando a criação do cargo de Ombudsman, que terá a função de "receber, investigar e encaminhar as queixas e sugestões dos internautas em relação à qualidade, acuidade e isenção dos conteúdos e serviços, jornalísticos ou não, oferecidos pelo portal".

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UPDATE 3 - O terceiro dia

- Agora pouco, logo nos primeiros minutos do terceiro dia após o início da polêmica, entrou no ar uma nova notícia do fictício mundodaastronomia.com

- Trata-se da 2a fase da campanha do novo C4 Pallas da Citroën. Inicialmente haviam comentado que esta 2a fase iria ao ar apenas na próxima semana, porém, provavelmente devido ao excesso de comentários negativos gerados pela polêmica, anteciparam para ver se o caso é abafado.

- Desta vez o site informa que "um reconhecido agente internacional conseguiu resolver uma rede de desestabilização da ordem mundial. Um grupo interessado em gerar um ambiente de desequilíbrio social tentou criar pânico mundial com a colisão de um asteróide com a Terra.". E ainda: "para descobrir quem é esse famoso agente internacional, teremos que aguardar até o dia 5 de julho, quando ele se apresentará ao público brasileiro".

- Mas logo abaixo, já aparece a frase "Se você quer fazer parte dessa história, clique aqui.!". Ao clicar o visitante é levado para um outro site - www.misteriopallas.com.br, desta vez, um típico hotsite de campanha publicitária, divulgando a promoção de lançamento do novo C4 Pallas.

- E aqui segue duas telas capturadas da capa do ESTADÃO, onde desde o dia 13 aparece a nova peça que divulga essa segunda fase. E desta vez, dúvido que alguém ficou em dúvida se tratava de um anúncio publicitário.

- Pelo visto, durante todo o dia 12, os profissionais envolvidos nesta campanha ficaram realizando ajustes na programação da campanha, procurando evitar uma nova polêmica. Desta vez, apesar de manter a história fictícia, já incluiram de imediato um link, com destaque em vermelho, que remete ao hotsite da promoção. Pronto, provavelmente assunto encerrado...

- O portal G1 publicou informação de que o CONAR recebeu durante a semana algumas queixas sobre o assunto. Apesar de já ter saido do ar, "de acordo com o Conar, no entanto, o assunto ainda poderá ser discutido por seus membros. Esse tipo de debate pode evitar novas propagandas deste tipo, caso os membros do conselho cheguem à conclusão de que a propaganda foi inadequada." (veja matéria completa)


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- Para não ficar só na reclamação, deixo aqui a indicação de um post anterior, comentando uma boa idéia de publicidade on-line: Greenpeace

- UPDATE: Em novembro a Kibon lançou uma campanha em que simula uma notícia de jornal. Mas neste caso ela utiliza alguns recursos para garantir a ética, veja aqui.

OBS: Quero muito ouvir a opinião de todos, pois só assim terei a oportunidade de dar a voz aos potenciais consumidores. Porém, peço por favor uma certa moderação pois gostaria de não precisar apagar um comentário excessivo (apesar de compreensível). Justifico: eventualmente posso ser acusado de difamar pessoas ou empresas e serei obrigado a retirar o POST do ar, o que seria uma grande pena. Obrigado!

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MAIS COMENTÁRIOS E CONCLUSÕES FORAM PUBLICADOS EM UM NOVO POST. PARA VER, CLIQUE AQUI.
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231 comentários:

  1. Achei de pessimo gosto essa campanha, as crianças aqui de casa so se acalmaram quando cheguei e fui ferificar a noticia. Elas não paravam de chorar e tive que me esforçar muito para explicar a elas que tudo não passava de uma campanha publicitaria.

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  2. Realmente ficou pesada a campanha. Todavia, há uma indicativa de publicidade na parte inferior esquerda da imagem.

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  3. Anônimo4:25 AM

    Isso é uma calúnia!
    Eles inventam uma mentira dessas... cabeluda, vai que isso dá repercussão? Eles podem ser processados por essas mentiras!

    Criaram até comunidade no orkut:

    http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=33985255

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  4. Anônimo4:28 AM

    Campanha de péssimo gosto. Nota zero pra quem teve a idéia.

    Não pensaram no poder que o marketing viral tem? Uma coisa dessas, quando lida por algum leigo, se espalha fácil fácil e tá gerado o caos.

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  5. Anônimo4:34 AM

    Vim parar aqui por causa que digitei 'Asteróide Pallas' na busca do Google. Realmente achei esse teaser de mal gosto e oportunista demais. Vale tudo para chamar atençao do consumidor?
    Ah.. Gostei desse blog, tá bem atualizado (pois é!) e tem matérias interessantes!

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  6. Anônimo4:47 AM

    Engraçado... acabei de encontrar sua notícia através de uma busca no Google para saber se isso era verdade mesmo... e concordo com você em cada argumento: a publicidade no Brasil é muito boa, mas essa campanha foi de extremo mau gosto! :)

    Sucesso,

    Emilio

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  7. Eu estava falando sobre isso num fórum que participo. Vi o link no site da Reuters.. Achei de péssimo gosto. Percebi que era algo irreal, quando me dei conta que o URL só continha aquela notícia e nada mais...

    Enfim, algo de mal gosto, indubitávelmente.

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  8. Anônimo5:15 AM

    Entao, eu vi o mesmo link pelo www.uol.com.br. Eu moro na Italia, e quando iniciei a ler, me recordei imediatamente do carro PALLAS da Citroen... e achei uma publicidade totalmente de mal gosto... mesmo pq de uma forma ou outra preocupa...

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  9. Anônimo5:20 AM

    Realmente se estiver certo foi muito de mal gosto.
    Tirou toda a minha alegria em saber que a terra poderia ir literalmente para o espaço.
    Sou uma pessoa que não ve a hora que a humanidade se veja diante de uma exterminação global para que ela reflita sobre nossos comportamentos em relação ao nosso meio ambiente ou seja nossa casa.
    Mas voltando ao tema que esta reportagem é de mal gosto ela é!!!

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  10. Muito sem graça a publicidade da citroen, certo que na página da Uol, qdo fala do Pallas, abaixo aparece a referência de publicidade, mas mesmo assim não deveriam usar como estratégia o temor da população. NOTA 0!

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  11. Anônimo5:43 AM

    Caro Eric, também tive a mesma reação. E no primeiro momento, sem antes consultar o oráculo Google, tive a impressão de se tratar do lançamento de algum carro, devido ao nome. Mesmo assim, achei de leve mal gosto. Mas, assim como você, eu e outras pessoas vão investigar, e encontrar a verdadeira "notícia" por detrás. Apenas uma falha, de fato: a notícia no site deveria ter um link ou destaque para levar o internauta à verdadeira propaganda. Só fui confirmar sobre a campanha quando encontrei seu site, e não no próprio site da Citroen. Então, não considero que tenha sido 100% efetiva! Abraços, Ivan Pisa (ivan.pisa@unifesp.br).

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  12. Anônimo5:53 AM

    Nossa, tomei um susto... que mal gosto sem tamanho!

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  13. Anônimo6:00 AM

    Sinceramente!!!
    Fiz a mesma coisa ao ver a notícia, pois, não acreditei que fosse uma campanha publicitária pelo fato da notícia estar aonde está! no portal do UOL nos links principais, comecei a procurar mais informações sobre o acontecimento e cheguei até aqui! e gostaria de deixar a minha indignação referente a campanha publicitária! se a intenção era gerar comentários sobre o novo carro realmente conseguiram só que de forma negativa! inicialmente, porque eu pensaria duas vezes agora antes de pensar em comprar um carro de uma empresa que foi tão apelativa e mentirosa, pois, quem garante que realmente vai existir as vantagens ou recursos que eles vão divulgar!?
    Robson Brito
    SP - São Paulo

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  14. Anônimo6:03 AM

    Acabo de fazer o mesmo sobre o Pallas.

    Achei de muito mau gosto.

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  15. Anônimo6:10 AM

    auhauha
    curti essa
    tanto q vi na UOL e já desconfiei q é mentira
    pois olhei em sites internacionais e nao se tinha nada a respeito
    mas gostei da sua investigação
    mas lamento a Citroen, nao curto os carros dela e desejo uma boa tentativa na proxima.

    vlwss

    t+

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  16. Anônimo6:25 AM

    fui atras da noticia tb e descobri a farsa aqui
    sacanagem isso ae..

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  17. Anônimo6:32 AM

    Boa pesquisa, cara. Parabéns. Eu vi a notícia e fiquei muito apreensiva e como você sai pesquisando na web e também não achei nada.
    Se for uma estratégia de marketing é muito provável que saia pela culatra. Me chame de extremista, mas nunca terei um Citroen na vida. Tem um limite pra tudo e cruzaram o meu.

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  18. Tive a mesma preocupação, e fui em busca de matérias semelhantes e em sites de credibilidade, e o que vi foi um link. Uma matéria de mau gosto, e fez com que as pessoas ficassem aflitas... telefonemas constantes, pessoas querendo saber da credibilidade da matéria, se tinha sido divulgado na televisão nos programas de domingo, enfim merece um esclarecimento.

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  19. Anônimo6:39 AM

    Concordo 100% com você amigo, é uma estratégia de muitíssimo mal gosto, que para mim, só serviu pra pegar nojo da marca e não o contrário.
    Imagine você, eu, que serei pai "pela primeira vez" agora no final de Julho, mais tardar, começo de agosto, lendo que o mundo pode acabar em Julho e em uma notícia que parecia ser séria, até eu ler seu post, aliás, gostaria de agradeçê-lo muito por sua investigação e pronunciamento.
    Que Deus nos proteja, nós é que acabamos com o mundo desta maneira!!!

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  20. Anônimo6:57 AM

    Pezado Eric, concordo com vc. A campanha tem grande impacto, porém negativo. Ao ler a notícia, imdetiatamente procurei informações, e ainda bem encontrei o seu post. Confesso que parei tudo para ir atrás dessa informação. Já pensou se a moda pega ? Precisaremos checar a vericidade de tudo e não temos tempo para isso. No meu caso, a associei negativamente a brincadeira de mau gosto das marcas Rumba/Cintroen. Espero que essa moda não pegue.

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  21. Anônimo7:03 AM

    Hoje cedo a notícia também estava no site da UOL.

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  22. Anônimo7:07 AM

    Acho que um ateroide menor, sem os efeitos cadastratóficos globais, deveria cair na mansão do dono da citroen.
    Achei estranho também. É um assunto que as tvs estariam disputando a tapa.

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  23. Anônimo7:08 AM

    Só fiquei sabendo aqui que se trata de uma campanha publicitária. Utilizar artimanhas como esta para vender um produto é de extremo mau gosto, já bastam as catástrofes (violência, corrupção, etc...) que enfrentamos diariamente.

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  24. Realmente você está coberto de razão. Eu também fiz o mesmo percurso, andei atrás de outros sites sobre astronomia, a tentar informar-me , com um certo alarme a bater cá dentro... Acho que em um mundo sobressaltado como o que nós temos hoje, mais um desnecessário susto que uma pessoa apanha e o amargo gosto que sente depois, por sentir-se ludibriado, cria uma informação negativa subjacente, no psiquismo, criando inclusivamente o risco de rejeição inconsciente ao produto que usou de tal subterfúgio. Exactamente como ratos de laboratório, que aprendem pelas experiências negativas ( por exemplo, choques eléctricos), pode ser que a cada vez que ouçamos o nome "Pallas", inconscientemente o associemos a um susto ou sofrimento ou a um impacte negativo. Para mim, ZERO para este tipo de publicidade, que não tem piada nenhuma, nem traz alívio ( se é isto que eles pretendem, ao desmentir a notícia - lembrem-se dos travesseiros de penas lançadas ao ar)... Zero mesmo...

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  25. Se for propaganda vou processar esses caras pois minha esposa passou mal..avraçou meu filho de 1 ano e meio e disparou a chorar sem parar..motivo esse que estou aqui pois descobri Graças a Deus que não passa de um Golpe publicitário.
    Lamentável esse tipo de propaganda, de mal gosto.

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  26. Anônimo7:25 AM

    tambem achei terrivel essa estratégia publicitaria da citroen, falta de criatividade absoluta, no melhor estilo "aqui agora" (extindo programa do sbt)

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  27. Anônimo7:30 AM

    Horrível ler uma "notícia " destas logo nas primeiras horas da manhã, achei de péssimo gosto! Isso nunca deveria acontecer, usar de má fé, para "lançar" uma campanha, ainda mais com um tema destes!!
    Bjs
    VF

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  28. Anônimo7:42 AM

    Péssimo e de muito mau gosto...
    Eu mesmo fiquei atordido com a possibilidade deste asteróide vir se chocar com a nossa nave.
    Como pode uma empresa como esta brincar desta forma. Ao contrário de vc, eu sou um leigo na internet e não sei fazer a checagem que fizeste. E aí como é que fica essa horripilante brincadeira? Te achei por acaso. Passe prá frente o meu desagravo à essa citroen. Campanha publicitária mais do que ruím.

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  29. Bom dia a todos, é um absurdo esse tipo de publicidade , gostaria de saber se existe algum site da própria montadora para criticarmos esse tipo de campanha de mau gosto

    Grato
    David

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  30. Anônimo7:46 AM

    Esta noticia também esta sendo relatada no site UOL.

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  31. Não gostei, entrei pois, achei impressionante a notícia. Não era notícia. Era fraude. Se tiver que escolher um carro, certamente não vou escolher esse pallas.

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  32. Anônimo7:48 AM

    nada haver a notica com o carro. essa campanha foi forcada e de mau gosto. melhor mudar logo pois acho que nao vai pegar.

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  33. Anônimo7:52 AM

    Nossa!! mto obrigada pelo esclarecimento.... eu tbm achei estranho e fui procurar noticias.. mas vi q nao tinha nada flando disso.. nem outros sites! soh o seu! hehehe..
    confesso q fikei preocupada... de mto mal gosto a campanha.. podia falar do asteroide mas q ele tinha 500km de comprimento e q ia causar uma devastaçao foi exagero!

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  34. Anônimo7:52 AM

    sem dúvida inteligente...mas de bastante mau gosto na medida que utiliza do medo como forma de chamada

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  35. Eu também li e fui buscar em outras agências internacionais. Foi aí que me deparei com esse seu blog.
    Sinceramente, nenhum termo em que eu pense é suficiente para descrever o quanto o anúncio é inadequado e inaceitável. Se eu fosse o presidente da Citroën, era justa causa para o departamento de marketing inteiro e processos contra a agência. Note que não aparece em lugar algum o aviso "informe publicitário", ainda que em letras mínimas.
    Desrespeito total. A Citroën não precisa lançar mão de uma estratégia de marketing tão errada e apelativa quanto essa.

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  36. Agradeço pela capacidade de observação e análise.
    Sinceramente, sinto que essa forma de propaganda poderá surtir uma maior quantidade de efeitos danosos à marca do que o contrário.
    É uma pena que publicitários ainda pensem com as carteiras ao invés dos cérebros.

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  37. Anônimo8:03 AM

    Ola Eric, eu aqui tambem axei esse mesmo anuncio no site do UOL, alias eu axei muito sem graca e com certeza muito apelativo, alias o modo como foi descrito e muito estranho e causou em mim um certo mal estar, sei que na midia muita coisa eh mentira e alguns fatos sao muito distorcidos mais por se tratar de aparecer em uma pagina principal no site do UOL eu acabei sendo levado a desconfiar.
    Acredito que alguem deveria enviar um comentario a agencia ou ate mesmo a empresa para rever a tecnica porque eh muito mal gosto!
    Obrigado pela explicacao o que alias acabou de me aliviar o coracao hehe.
    Ainda bem que existem pessoas que vao a fundo procurar a verdade!
    Abraco
    Bruno

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  38. Anônimo8:13 AM

    Pura apelação, também não gostei.

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  39. Eric, achei excelente sua investigação. Parabéns. A campanha é de extremo mal gosto, pois pode causar pânico nas pessoas.

    Um pergunta: você chegou a entrar em contato com a Citroen para que eles possam se justificar?

    Grato,
    Thiago.

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  40. Anônimo8:15 AM

    Bom Acabei de chegar ao meu trabalho... como sempre uma rotina chego verifico meus emails.. e entre no site da uol pra ver as ultimas noticias... quando eu vi a noticia desse Asteróide Pallas 2 de comeco achei que era uma suposição e que isso iria demorar milhares de anos. mas no fim da noticia mostra que eh na primeira quinzena de julho, comecei a ficar mais preucupado. pq como que uma noticia dessa se nao fosse verdadeira estaria no site da uol. Bom logo apos copiei o nome do asteroide e comecei a procurar no google e achei esse blogger explicando +- o que poderia ser, posso dizer que estou mais tranquilo, mas ficarei de olho nas noticias se for realmente isso da citroen, posso dizer que foi um golpe de marketing, foi interessante mais ao mesmo tempo apelativo, eu particularmente nao gostei muito mass, quem sabe agora aproveitamos mais os nossos dias.. pq quem sabe uma noticia dessa um dia desses nao se torna veridica.

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  41. Anônimo8:15 AM

    muito mau gosto...mesmo com o indicativo de publicidade no lado esquerdo inferior da tela, sabemos que pouca gente vai notar...este pessoal veste a carapuça de liberdade de empresa, fora sensura,isso,aquilo, aquilo... mas e so deixar aberto que abusam..nao diriaa voltar sensura...mas que algumas regras mais fortes ajudariam..a sim..ajudariam..

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  42. Ha pouco a dizer alem do que ja foi dito. A campanha bate qualquer outra em mau gosto. A Citroen deve verificar se a agencia nao esta trabalhando para a concorrencia. Ja estou desenvolvendo profundo abuso pelo modelo e pela marca. Muito me admira tambem os veiculos de noticias, no meu caso o UOL, se prestarem ao papel de meios de divulgacao destes expedientes.

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  43. Anônimo8:20 AM

    Eu achei o bicho! Muito criativa e sem erros, você pode não gostar, mas não há nada de ilegal, talvez uma pitada de amoral.
    Fale mal de mim, mas, por favor, fale de mim.

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  44. É meu caro, eu tb fui vítima dessa 'jogada de marketing'... iniciei até uma discussão lá na comunidade da minha cidade essa madrugada:

    http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=204119&tid=2537274972638768382&start=1

    Era 1h25 quando ví essa chamada na UOL, naquela galeria de imagens da págima principal

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  45. Anônimo8:32 AM

    Caros amigos,

    Trata-se do lançamento do novo Citroen C4 Pallas, os amantes do automobilismo podem visitar o site, com o pré-lançamento online.

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  46. Anônimo8:34 AM

    Puta merda !! Já tava a fim de me atracar a comer a vizinha...

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  47. soltar um boato de uma catástrofe deste tipo com fins de marketing não é nada sensato, ainda mais porque um dia pode ser que ocorra realmente um impacto entre um corpo celeste e a terra, e se isso se tornar frenquente, quando for realmente verdade as pessoas podem não acreditar, achando ser um outro boato sem graça...ver teoria da atração gravitacional entre Terra no sistema solar de Ors e Hercólubos no sistema solar de Tylo, livro Hercólubos o planeta vermelho.

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  48. Anônimo8:38 AM

    Caso eles permaneçam com a campanha no "ar" há a possibilidade de o feitiço virar contra o feiticeiro. Este tipo de campanha tem que ser esclarecedora. Chamar a atenção com a notícia é interessante, mas deve de imediato tirar qualquer dúvida a respeito do que ela possa ser, ou seja se em seguida esclarecesse que era uma campanha da Citroen, ficaria legal. Do jeito que ficou, o próprio Estadão e o UOL ficam de certa forma com a credibilidade arranhada. Colocar como notícia uma publicidade deste nível pode ser perigoso.

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  49. Anônimo8:39 AM

    Vi no site do UOL que há a notícia e que também há a palavra "publicidade". Não gostei e concordo plenamento com o Eric.
    A primeira coisa que fiz, também foi encontrar informações mais precisas, pois achei muito estranho nenhuma informação ter sido divulgada antes sobre um risco sério como este e por sites científicos de confiança. Simplesmente ridículo.

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  50. Anônimo8:41 AM

    É uma estratégia publicitária e extremo mau gosto, pois poderá levar ao desespero muitas pessoas.
    Que tratem de modificar de imediato esse absurdo.

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  51. Aposto que o criador dessa campanha se inspirou na confusão que um Deputado Virgílio Guimarães, do PSDB criou ao discursar em plenário acusando uma empresa norte-americana de incentivar o domínio estrangeiro na Amazônia. Na verdade tudo não passava de uma campannha muito bem feita pelo Guaraná Antarctica. No caso, a campanha não era alarmista como essa. Sinceramente a idéia até foi boa, mas não pensaram muito na repercussão negativa que poderia acarretar. Foi a primeira versão da "Guerra dos Mundos" da internet brasileira.

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  52. Anônimo8:46 AM

    Um Absurdo .. entro eu no portal da UOL para ver noticias e me deparo com aquela suposta noticia de catastrofe... ridiculo... o Problema é que na hora aqueles alerta de publicidade somem diante de nossos olhos... muito de mau gosto a propaganda.

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  53. Anônimo8:46 AM

    Realmene nao foi aprovada essa iniciativa da citroen - acho que nesse caso deveria haver algum tipo de punicao para as pessoas que bolaram essa propaganda de mal gosto. - Nota Zero!!!

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  54. Anônimo8:47 AM

    Horrível, quem criou essa campanha devia ser demitido só por dar a idéia. A do novo Vectra foi muito inteligente, nos instigou a curiosidade e vontade de ter o carro, já isso está sendo ridículo. Se fosse real, quanto tempo vocês acham que levaria uma viagem de Jupiter até aqui ? Meses ou talvez anos dependendo da velocidade do asteroíde

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  55. Anônimo8:47 AM

    Agradeço o seu comentário, pois estou desde ontem a noite tentando entender o que significa essa "matéria", fiquei realmente preocupado, não notei o maldito "publicidade" na foto e fiquei circulando por sites pelo mundo tentando achar informações. Mau gosto é pouco. Me parece uma coisa cafageste mesmo. Primeiro eu me sinto tão desrespeitado como consumidor pela Citroen que a idéia de comprar esse ou qualquer carro dessa marca é talvez a última coisa que vai me passar pela cabeça nos próximos anos. Estou indignado inclusive com o Estadão, que assino, e para o qual já envie um e-mail protestando. É absurdo, invasivo e diz muito sobre o que a Citroen, a firma publicitária e o Estado pensam de nós.

    Marco Zamberlan

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  56. Anônimo8:49 AM

    Realmente, essa campanha é de muito mal gosto, não se pode brincar com as pessoas dessa forma, uma campanha irresponsável que não terá um centavo meu, pois a marca acaba de "cair" no meu conceito.
    Me adimira muito, sites que eu acreditava que fossem sérios apoiando uma mentira que pode prejudicar outras passoas, tudo por causa de dinheiro. Protesto!
    Anderson

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  57. Anônimo8:52 AM

    lAMENTÁVEL COLOCARAM ATÉ O TAMANHO DO ASTERÓIDE EM km

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  58. Olha, volta aí a questão da ética na publicidade. A Citroen lançou um factóide, gera impacto para chamar a atenção. É como a AMBEV fez com o vídeo da ARKHOS pela internacionalização da Amazônia, até protestos no senado causou, e era só um game promocional.
    Não é ilegal, mas acho de mal gosto, e fico na dúvida das consequências sociais que possa ter.

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  59. Realmente uma infeliz idéia !!!
    Tantas maneiras de chamar a atenção, e eles apelam de uma forma "porca".
    O que faz pensar que o Carro não deve ser tão bom assim...
    Caso contrária não precisaria de tamanha apelação...

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  60. Anônimo8:57 AM

    Absurda!!!! sem mais palavras!
    Não seria absurdo se fossem proibidos de continuar esta campanha!

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  61. Anônimo9:02 AM

    Acredito que o pessoal da Citroen esteja acompanhando esses comentários aqui! Se estiverem, ótimo!

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  62. Olá Eric! Gostaria de parabenizá-lo pela coragem e conduta ao desvendar toda essa farsa! Realmente nada sensato essa idéia.. Apresenta muita falta de ética e respeito com as pessoas.. pois me causou pânico ao ver a notícia pela 1ª vez!! Parabéns pela sua investigação.. Realmente a publicidade veio a funcionar, pois obteve repercussão, porém com resultados negativos! Que da próxima vez os publicitários pensem em uma forma mais respeitosa de chamar a atenção das pessoas para divulgar seus produtos!
    Abraços...

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  63. Anônimo9:03 AM

    Realmente esta campanha é extremamente apelativa e de mal gosto. Quem não gostou pode fazer como eu e enviar uma reclamação para a citroen através do link:
    http://www.meucitroen.com.br/geral/fale_conosco.asp
    Dixem sua reclamação, como eu deixei:
    "Sobre a noticia que está rolando nos principais sites de noticias do País sobre um tal de Asteróide Pallas que vai colidir com a Terra. Propaganda de muito mal gosto, preocupante. Pessoas podem achar a noticia verdadeira, como eu achei no primeiro minuto, se eu não fizesse uma pesquisa na internet para tentar descobrir mais informações e não descobrisse que ela faz parte de uma campanha para a promoção de um novo veículo a esta hora eu e muitas outras pessoas já estariam em pânico.
    É lamentavel que uma empresa como a Citroen - do qual eu sempre admirei muito - crie uma campanha tão apelativa e de baixo calão. Eu , como possivel cliente da empresa fiquei decidida a não investir em um veículo Citroen na minha próxima aquisição de um veículo. Espero que minha opinião seja considerada e esta mensagem enviada para as pessoas responsáveis.
    Obrigada. "

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  64. Anônimo9:05 AM

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

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  65. Anônimo9:07 AM

    A forma que temos de protestar contra ações dessa natureza é utilizando de recursos disponiveis, então para quem quizer reclamar aqui vai o e-mail do diretor garal do uol: Marcelo Epperlein Diretor Geral diretorgeral@uol.com.br
    Vamos enviar nossos comentários a ele!

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  66. Anônimo9:08 AM

    Se a notícia se confirmar (anúncio de divulgação de novo modelo de carro), acho que o certo é denunciar a Citroen para a ABP (Associação Brasileira de Propaganda) ou outros orgãos de regulamentação de propaganda, só pra ver se a Citroen gosta de levar "sustos" também.

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  67. Anônimo9:10 AM

    Vi o link numa comunidade do Orkut sobre OVNIs, direto para a "notícia".

    Por pouco já não começo a fazer coisas loucas.

    Uma coisa é criatividade, outra é apelação.

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  68. Anônimo9:13 AM

    Um verdadeiro insulto a inteligência do Ser Humano. Uma farça que deverá ser punida 'nos rigores da lei'...

    -'Abaixo a empresa responsável por isso'. Cassem suas concessões!

    E pensar que eu já estava preparando meus subMarinos para um contra-ataque 'No clear'!

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  69. Anônimo9:13 AM

    Uma campanha de péssimo gosto, e me admira a mídia ceder espaço sem os devidos esclarecimentos... Não se deve brincar com assuntos dessa magnitude. Bem, o carro deve ser mesmo uma "Catástrofe"!!!

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  70. Anônimo9:14 AM

    FALTA DE RESPEITO E ETICA.SE AQUI FOSSE UM PAIS SÉRIO,CERTAMENTE SERIAM PUNIDOS POR CALUNIA E DIFAMAÇÃO.JÁ NÃO GOSTO DA MARCA FRANCESA,ALÉM DE FRÁGEIS OS CARROS ,POSSUEM UMA ESTRATÉGIA DE PUBLICIDADE PIOR AINDA.
    QUANDO NÃO SE TEM PRODUTO A ÚNICA SAÍDA É APELAR.

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  71. Anônimo9:15 AM

    Achei horrível essa propaganda!!
    Se a intenção era que as pessoas passasem a nao gostar da citroen, eles conseguiram..

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  72. Anônimo9:15 AM

    sei q é pagar na mesma moeda... mas q vou importunar a Dona Regina da agencia Rumbo ahhh isso vou, o celular e o email tá aí. no minimo o mesmo desconforto q eu tive essa infeliz vai ter.

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  73. Anônimo9:16 AM

    Incrível a que ponto chega o mercado de propagandas no Brasil, onde vamos parar? Já liguei para casa para acalmar minha mãe que ouviu no rádio.... Péssimo tdo isso. Imbecis e infâmes publicitários. Odeio desde já a Citrôen! =S Grata pelo blog!

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  74. Péssima maneira de lançar um produto. A primeira vista pensamos realmente que há um asteróide vindo em direção à Terra. Fui pesquisar mais para ver do que se travatava e aqui estou. Em tempos de notícias cada vez mais absurdas sendo verdadeiras, lançar uma peça publicitária desta maneira na internet me pareceu no mínimo, falta de responsabilidade.

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  75. Anônimo9:19 AM

    è galera, a julgar pela apelação o carro deve ser mesmo uma "Catástrofe"!!!

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  76. Anônimo9:20 AM

    Mau gosto?

    Desculpa, mas afinal, a propaganda chamou a atenção de todos vocês não é mesmo?
    E não só de vocês mas de muitas outras pessoas, e as pessoas que realmente prestaram atenção sacaram na hora que isso era uma propaganda...

    Não critiquem só porque a idéia não foi de vocês!

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  77. Anônimo9:27 AM

    Esse foi o email que enviei para eles, pelo atendimento ao consumidor... quem também se indignou, que faça o mesmo!

    Hoje de madrugada, tomei um susto quando vi uma "matéria/teaser" de um asteroide no site do Estadao. Olha, como publicitário, advogado e possível consumidor, fiquei embasbacado com o mal-gosto de vocês. Tenham vergonha! Se a intenção é ser um novo Orson Wells, saiba que o repúdio foi o mesmo. Espero que vocês corram, mas muito rápido, para tirar essa campanha infâme do ar. Obrigado!

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  78. Anônimo9:27 AM

    O pior é que eu me caso dia 07/07... imagina como eu fiquei lendo a notícia??? rsrs

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  79. Anônimo9:30 AM

    Graças ao seu trabalho, não perdi meu tempo com esta iniciativa infeliz da Cirtoën. Agradeço a vocês pela agilidade e pela boa investigação.
    O impacto desta campanha entre nosso público foi péssimo. Bola fora, sobretudo para o Estadão que foi irresponsável na forma como veiculou a "notícia" sem fazer referência explicita ao fato de se tratar de uma publicidade, separando-a claramente de sua produção noticiosa. Não é a todo preço que se conquista um leitor.
    um abraço,
    Claudia de Siervi

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  80. Anônimo9:33 AM

    ESPERO QUE ESSES DESGRACADOS PAGUEM BEM CARO PELA IRRESPONSABILIDADE QUE COMETERAM. IMAGINO QUANTAS PESSOAS DEVEM TER PASSADO MAL OU ATE MORRIDO DO CORACAO COM UMA PALHACADA DESSA. COISA DE EXTREMO MAL GOSTO E IRRESPONSAVEL. QUANDO COMECAREM A CHOVER PROCESSOS JUDICIAIS CONTRA ESSA EMPRESA ELES VAO PENSAR DUAS VEZES ANTES DE FAZEREM UMA PALHACADA DESSA NOVAMENTE.

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  81. Anônimo9:34 AM

    Bom dia,
    Ao conferir meus e-mails esta manhã deparei-me com uma notícia sobre uma suposta colisão de um asteróide com a terra. "Pallas". Em anexo está o conteúdo.
    Após repentino desespero passei a procurar informações na internet sobre o fato e descobri tratar-se de um anúncio publicitário da CITROEN.

    Saliento que forma e o conteúdo como foi veiculada a publicidade não permite identificá-la claramente como tal. Penso tratar-se de uma informação de extremo mau gosto, causando perplexidade pela forma "terrorista" como foi disponibilizada.

    Cabe aqui uma ação civil pública contra a UOL, CITROEN, Estadão e todos os que corroboraram com a inusitada forma estúpida como foi promovida essa propaganda.

    Por favor, promovam o esclarecimento ao público de forma mais nobre e ética que o boato.

    Saliento que as repercussões civis e criminais correm para os editores e responsáveis por esse embuste.

    Att
    Rodrigo Benetti

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  82. Anônimo9:38 AM

    O problema é que a propaganda criou uma imagem e nela colocou a chamada do Estadão, tipo de letra e cor parecido com o padrão do Jornal Online, ou seja, como cremos que o Estadão é um jornal sério, demos logo crédito ao título noticiado do desastre.

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  83. Anônimo9:53 AM

    Brincadeira de Mau Gosto ...não sei se o carro é bom ou é ruim mas sem dúvida a campanha começa de forma desrespeitosa ao público.

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  84. Pois é, hj pela manhã meu celular toca, e qdo eu atendo um amigo meu do outro lado da linha me diz:"Vc está sabendo que os nossos dias aqui na terra estão contados? Dá uma olhada em um determinado site!"
    E quando eu me deparo com a notícia me coloquei em "desespero", pois fiquei pensando sobre o que iria acontecer com todos nós se isso realmente fosse verdade. E me surpreendi ainda mais qdo tb procurei por maiores informações sobre o fato, e vi que na verdade nenhum outro meio de comunicação tinha anunciado sobre tal fato.
    Levando em consideração o poder de comunicação que temos hj, se esse fato realmente fosse verdade, não estaria tão "abafado" assim não.
    Meu amigo ainda me disse: "não iremos nem chegar a nos formar ".
    Ao me deparar com este blog e perceber que não passa de mais uma ação de "marketing" ví o quando algumas empresas não estão nem um pouco preoculpadas com os seus atuais cliente, e muito menos com os seus futuros clientes. Como disseram anteriormente, eu não tenho e não pretendo nunca ter um carro desta tal marca. Pois se eles valorizassem realmente os seus clientes não fariam uma propagando deste tipo.
    Fico aqui pensando em que e ainda mais em quem devemos acreditar realmente.
    Gostaria de parabenizar o proprietário deste blog pela modo que conduziu o seu comentário sobre tal "fato". Parabénws.

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  85. Anônimo10:01 AM

    Também achei isso um absurdo, vão dar susto na vovozinha deles, com todo respeito a senhora que não tem nada a ver com esses pilantras. Mas acho que publicidade tem limites e achei isso de muito mau gosto e falta de criatividade por parte deles, pois poderiam criar algo com muito mais “impacto” sem provocar este sentimento enojado que senti deles, jamais compraria um carro deles por esta publicidade.

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  86. Anônimo10:02 AM

    Eric, vc prestou um grande serviço alertando sobre essa farsa grosseira e, a meu ver, ilegal. A propaganda subliminar é proibida. Ao tratar uma campanha publicitária como uma notícia induz um envolvimento completamente distinto por parte do público. Tanto mais quando faz menção a um acontecimento apocalíptico. Pessoalmente não vou jamais adquirir o tal produto Pallas... Não gostei da forma invasiva e enganosa como ele me foi apresentado...

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  87. Muito mal gosto mesmo, com o fim do mundo não se brinca, um grave erro do Jornal Estadão, deveria ser crime o que fizeram.

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  88. Detestei, vi no site do UOL, fiquei apavorada e até enviei o link para uma colega comentando a notícia. Resolvi pesquisar no Google pra averiguar e descobri que se trata de uma campanha publicitária...absurdo! É o exagero da apelação, muita falta de respeito com o público

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  89. Elieser
    Vai pra casa do chapeu esses publicitarios. Moro aqui do outro lado do mundo no Japao onde vivemos diariamente com predios balancando de tremores e ameacas do terivel terremoto que ja era pra ter vindo o famoso terremoto de Kanto. E esse pessoal vem com uma noticia dessas. O Estadao tambem deveria ser punido por isso tambem pois eles cederam o espaco e tambem tem responsabilidade nisso por ser um veiculo de comunicacao grande.

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  90. Anônimo10:09 AM

    Muito mau gosto !

    No mínimo considero infeliz a ideía.

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  91. Anônimo10:11 AM

    Realmente um Teaser de Impacto. Imaginem só meu pai cardiaco me acordando de manha todo preocupado, pedindo para que eu checasse na internet mais detalhes sobre esse "asteroide". É lamentável a irresponsabilidade de alguns profissionais.

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  92. Anônimo10:12 AM

    A pior propaganda que eu já vi!!!

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  93. Achei o fim da picada e devo escrever um e-mail para a Citroën reclamando.

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  94. Alguem sabe pra quem se reclama nestes casos? Achei um absurdo isso.

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  95. Meu Deus... entrei no site da UOL e tive que procurar mais informações... ainda bem que no Google logo achei o seu blog que aliviou um tanto aqui desse lado! Que campanha de péssimo gosto!!!!!!!! Acredito que se a intenção era chamar a atenção, conseguiram... porém de forma ridícula e mentirosa! Propaganda desse tipo para mim é reprovável.

    Grata pelos esclarecimentos!!! e que a Citroen se coloque a dar esclarecimentos da mesma forma grandiosa que procurou paralizar todo o mundo com esse lançamento sem simancol...

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  96. Anônimo10:15 AM

    golpe sujo, assim que classifico esse tipo de publicidade, até onde vai a apelação?

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  97. So depois de cinco minutos e de pensar que a mudança de orbita de um asteroide tão grande seria muito mais dificil que mudar o Everest para o deserto do Saara é que me acalmei. E depois fui atraz do Google e do Orkut para verificar.
    Ainda na fase do panico, contei para minha ex-mulher e ela me proibiu de contar para os meus filhos.
    So posso dizer uma coisa: nao vou comprar o Pallas, de jeito nenhum. Alias, nao vou nem procurar saber sobre o carro (ainda que me interesse muito pelo assunto).

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  98. Anônimo10:17 AM

    Sem dúvida foi uma notícia/publicidade de muitíssimo mau gosto.
    Isso pode levar a atitudes drásticas. Achei uma irresponsabilidade.
    Imagine pessoas que leram apenas aquilo e não procurou se informar mais profundamente.
    Muito desagradável.

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  99. Anônimo10:19 AM

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  100. Anônimo10:21 AM

    Por volta de 10h00 foi tirado o anúncio, acho q por ter tomado as proporções que tomou! Já escrevi à assessoria e ao Jornal. Isso não pode ficar impune! Mexeu de uma forma terrível com nosso psicológico! Não podem fazer isso!!! Afinal, se continuar assim, dentro de pouco não poderemos mais distingüir o verdadeiro do falso! O mundo vai virar bagunça! Péssimo tdo isso! Odeio desde já a Citröen por isso!!!!

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  101. Achei ridículo mais pelo fato de aparecer na página da UOL. Mas o que denunciou (que me fez pensar 2 vezes antes de tirar qualquer conclusão) era que constava "publicidade" embaixo da imagem (a imagem estava naquele box onde aparecem as imagens das notícias).

    Acho legal a criatividade da publicidade, porém essa estrapolou. Se correntes e e-mails que falam que "Se você mandar o e-mail para todos da sua lista a criança X que tem câncer ganhará 10 centavos"

    Ou que se você mandar uma mensagem para todos os seus contatos do orkut, ele ficará verde... imagina uma notícia "vinculada" a uma (ou várias) grande formadora de opnião como a UOL ou como o Estadão...


    Ridículo, muito mal gosto..

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  102. Anônimo10:24 AM

    Na cidade e para região em que me encontro ja estão fazendo notificações no radio para a população fique em alerta!

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  103. Olha um exemplo...

    http://www.iparaiba.com.br/plantao.php?noticia=90072&categoria=8

    Site dizendo como verdade...
    É aquela coisa.. EU sabia que era alguma besteira, tanto que saí atrás... mas nem todos são assim...

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  104. Anônimo10:27 AM

    Triste isso, ver como o ser humano se torna "apelativo" diante do chamado poder podre. Triste essa campanha, fiquei p da vida, e recorri a um site de confiança, deixo o link caso queiram constatar a farsa. Grande abraço.
    http://www.apolo11.com/cometa_73p.php?posic=dat_20070611-094552.inc

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  105. Anônimo10:28 AM

    Esta foi a 1º tentatiavde muitas de se utilizar do marketing viral na wired a favor da publicidade.

    ESPERO que as comunidades de mídia e propaganta tenham entendido o quão SENSÍVEL é o maketing viral, e como trabalhá-la a seu favor SEM PREJUDICAR seu público alvo.

    Imagino os problemas gerados em círculos de públicos mais leigos... com certeza trata-se de uma minoria aqueles que buscaram embassamento em diferentes fontes (e chegaram até aqui) a fim de descobrir a veracidade do publicado.

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  106. Eu achei interessante que eu fize exatamente a mesma coisa que o
    autor deste blog fez, procurei informacoes no resto do mundo e nada. Depois achei estranho que se tratava do asteroide Pallas pois e' um mini-planeta, que se estivesse em rota iminente de colisao provavelemente seria visto a olho-nu. E depois esta' do outro lado de marte, e em orbita estavel.
    So isso faz a noticia nao crivel. Mas eles realmente conseguiram fazer com que parecesse uma noticia no estadao... porem o estadao ja' a retirou do ar...

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  107. De absoluto mau gosto !

    Fez a mim e a muitas pessoas começar a semana procurando notícias sobre uma catástrofe.

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  108. De absoluto mau gosto

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  109. Pra não ficar repetitivo, nem vou comentar sobre a impropriedade da campanha... Mas tratar como uma notícia verídica, sem os devidos avisos, é irresponsável.
    É público e notório que na internet pouco se cria, muito se copia: olha a mesma "notícia" divulgada num site...

    http://www.iparaiba.com.br/plantao.php?noticia=90072&categoria=8

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  110. Gente, já reclamei e o endereço para reclamar com a Citroen é:

    http://www.citroen.com.br/novosite/scripts/contact/home/contact_send_news.aspx?idPropriedade=2

    Nota: essa campanha brinca com a nossa sociedade.

    []'s

    ricardo

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  111. e Os kras ainda usaram esse nome

    IAC - Centro Internacional de Astronomia

    affy criatividade 0

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  112. Anônimo10:37 AM

    Ridícula essa mensagem, assim como todos fui procurar mais informação pq fiquei preocupado, é óbvio que a censura prejudica muito, mas não se pode sair por aí dizendo qualquer besteira, se uma pessoa com algum tipo de problema lê uma coisa dessas, pode até infartar, ou mesmo, cometer um suicídio, sei lá, acho que foi péssima a tentativa da Citröen, e por mim jamais venderão um único exemplar dessa modelo, e de outros que levem o logo dessa montadora. E o corno que imaginou e o outro que aprovou esse campanha deveriam ser processados...

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  113. Anônimo10:40 AM

    Achei totalmente de mau gosto e apelativo... tomei um susto...
    Porém não critico a marca, pois seus carros são ótimos...

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  114. Anônimo10:40 AM

    Ah, fala sério!

    isso sequer pode ser chamado de propaganda, é algo como sensacionalismo puro!

    me admiria muito saber que essa coisa foi publicada

    quero processar a citroen!

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  115. Anônimo10:40 AM

    Obtive essa informaçao no site da UOL...realmente ao se ler a noticia cria certo impacto em qualquer um qua a lê.
    Acabei por ler alguns comentarios que a propaganda em tela nao é ilegal...eu coloco em xeque tal assertiva...peço para que voces apenas leiam o art. 16, inciso I, da LEI DE IMPRENSA (Lei 5250, de 9 d fevereiro de 1967).

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  116. Anônimo10:42 AM

    Só um apontanmento quanto a legalidade da propaganda...
    leiam o art. 16, incido I, da LEI DE IMPRENSA (Lei 5250, de 9 de fevereiro de 1967).

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  117. Anônimo10:43 AM

    Horrível!!!! No inicio fiquei apavorada.
    Quem teve a idéia da propaganda é um péssimo proficional.

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  118. Em baixo da imagem dizia "INFORME PUBLICITÁRIO", no site da UOL, mas isso não deixa de ser uma campanha de mau gosto. Confesso que fiquei preocupado a ponto de testar a veracidade da notícia e vir parar neste blog. Existem formas mais saudáveis de se promover um produto...

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  119. Na boa que sacanagem, vou processar a Citroen, esses camaradas me fizeram torrar uma parte considerável do meu dinheiro. Comprei uma Bike de R$ 2900,00 e não tenho a minima noção de como vou pagar. Agora se a loja não aceitar a devolução do que comprei a a Citroen e o publicitário que fez essa, vai ter que pagar.

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  120. Anônimo10:49 AM

    Quem desenvolveu a propaganda tem um péssimo mal gosto. Eu li a reportagem logo que foi publicada e me assustou.

    Somente hoje de manhã fui buscar mais informações no google e descobrir que trata-se de um comercial...

    Q bosta.

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  121. Anônimo10:50 AM

    Estratégia de muito mal gosto mesmo... A culpa é de quem aprova uma coisa dessas...

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  122. Anônimo10:51 AM

    A idéia foi infeliz, mas até que ponto a imprensa pode se vender??

    Na mídia impressa, uma das principais condições para se colocar este tipo de propaganda, é que a fonte do texto seja diferente e exista a chamada: Informe Publicitário.

    No caso do UOL, não havia citação nenhuma de publicidade: estava entre os destaques da página inicial. No caso do Estadão, a palavra publicidade estava atrelada apenas à foto, com uma chamada clássica, dentro do layout, sobre "Astronomia".

    Estamos beirando a banalização desse tipo de campanha. Aquela da Nissan, do Tiozão, foi interessante, agregou uma banda fictícia. Já a do Guaraná Antarctica e essa do Asteróide, são de péssimo gosto pois criam um boato de algo que estaria para acontecer. Ou seja, Lamentável.

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  123. Anônimo10:54 AM

    Parabéns! Entrei em pânico quando li e buscando mais informações entrei aqui e me acalmei. NOTA ZERO para a Citroen!!!

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  124. Anônimo10:55 AM

    É um total absurdo. O imbecil que criou essa campanha tem de ser preso.

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  125. Anônimo10:56 AM

    Gostaría de saber como profissionais bem formados como estes, imaginam uma idéia tão absurda de marketing sabendo do poder da internet sobre leigos. Quantas pessoas se mataram quando pensaram que o ano 2000 seria o fim do mundo????

    Este tipo de campanha me faz pensar que tipo de profissionais o Brasil está formando!!!

    A qualidade é muito mais importante do que a publicidade. Trabalhem com a razão e não com a emoção!!!!

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  126. Anônimo10:57 AM

    paguemos na mesma moeda!!! nao é viral q eles queriam... tá aí o celular e o email da Dona Marina da agencia Rumba. lotem a caixa postal e mandem milhares de SMS. lotem ela de reclemacoes

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  127. Anônimo10:58 AM

    achei de muito mal gosto, uma notícia que poderia causar panico nas pessoas, confesso que fiquei assustada na hora que abri o site da uol hoje pela manhã e vi a noticia e que agora tiraram do site, concordo que isso foi apelação pra venderem o carro

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  128. galera tb encontrei uma pagina sobre o novo C4 da citroen.. veja.

    http://www.linkgratis.com.br/materia/c4-pallas/

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  129. Nossa que propaganda mais de mal gosto, eu e minha noiva entramos em pânico ao saber que todos nossos sonhos iriam acabar e depois resolvi pesquisar e cai aqui neste site que alias tah de parabens...

    Eu quero topar com um carro destes na rua só pra mim por fogo nele, e mandei vários emails para a fabricante do carro dizendo da porcaria que eles fizeram.

    A todos um abraços

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  130. Completamente sem ética alguma!
    Isso é aquilo que nós chamamos de publicidade mal feita... de imprensa "marrom"...

    Vamos mudar! Estamos em 2007 e a mentalidade do século passado ainda continua.

    Aproveito para parabenizar o feliz proprietário desse blog, que fez essa análise aprofundada.

    Espero que outras pessoas possam ter a mesma oportunidade de chegar aqui e ver que estavam sendo enganadas pela publicidade mal feita.

    Com certeza não irei comprar esse veículo.

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  131. Sim uma infeliz idéia, que chamou a atenção de TODOS, eu acreditei a princípio na notícia, porque vi pelo UOL, em um lugar onde não é de costume colocar publicidade, eu pelo menos nunca vi publicidade naquelas fotos passando.
    Realmente de mau-gosto e de uma falta de ética imensa.

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  132. Anônimo11:05 AM

    Péssima idéia....

    Não acho que chocar as pessoas desta maneira vai trazer algum benefício em qualquer propaganda...

    Um tremendo desrespeito e infantilidade.

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  133. Campanha de muito mal gosto, extremamente apelativa... anti-ética até! Pensar que muitas pessoas se preocuparam com isso, nem que seja por minutos, palhaçada com o consumidor!

    Que fosse mais explícito que era uma campanha publicitária! Espero que tenham a devida resposta dos consumidores, ou seja, de repulsa!

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  134. Anônimo11:06 AM

    Na minha cidade estão divulgando no radio para alertar a população sobre a possivel colisão do asteroide! a população esta ficando asustada os telefones começaram a tocar no local q trabalho! fui tirar isso a limpo e vim parar no seu blog muito boa a amateria parabens!

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  135. Anônimo11:10 AM

    Parece que tiraram o site com a "notícia" do ar.

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  136. Anônimo11:29 AM

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

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  137. Realmente essa forçou a barra! Eu já tive um Citroen e nunca mais... Além do carro ser péssimo, e ter me deixado na rua diversas vezes, eu praticamente fiquei sem dormir a noite toda procurando outras notícias do Asteroide !! Obrigado Citroen por mais essa burrada!

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  138. Anônimo11:38 AM

    Mandei um email pra eles:

    "Quem é o publicitário de vocês, milhares de pessoas achou isto de mal gosto um pouco, isto pode causar rejeição das pessoas contra a própria campanha."

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  139. Anônimo12:10 PM

    Ola Eric

    Realmente pessimo gosto, encontrei a noticia no Terra e achei estranho o link abrir em uma pagina sem pe nem cabeça, desconfie e fiz uma pesquisa no google e encontrei seu blog com todas as informaçoes.

    lamentavel!!!

    uma boa semana
    bjks

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  140. Anônimo12:15 PM

    Lamentável, assim como muitos fiquei assustado ao ler a "notícia". Desconfiei de ser um material publicitário, mas não acreditava que seria possível uma criação tão nefasta e ainda mais veiculada num portal sério como UOL.
    Vão a PQP Citroem!!

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  141. Vi no UOL a tal "campanha publicitária". Mandei primeiro um mail para o UOL. Achei de péssimo gosto. ABSURDO!!

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  142. Fugindo um pouquinho só do assunto:
    logo acima surgiu um comentário: "DE PÉSSIMO GOSTO, REVOLTANTE E ARGENTINO"
    Está na hora de nós pararmos de ter essa birra ridícula com os argentinos só por causa do futebol. Quem já teve a oportunidade de visitar a argentina sabe que o povo é, na sua maioria, muito gentil com os turistas brasileiros. E mais: em várias oportunidades, eles torcem para o Brasil.
    E seria interessante tentar fazer essa fraude publicitária ser noticiada no mundo para jogar lama na imagem de quem faz isso.

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  143. Ridiculo isto que fizeram,
    denuncie esta propaganda no Conar
    http://www.conar.org.br/
    façam sua parte brasileiros !!!!

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  144. Outra coisa: eu fui tentar reclamar na página da Citroën, no link "fale conosco", e o campo CPF tem o asterisco de "campo obrigatório". Alguém saberia me dizer por quê?

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  145. Anônimo1:07 PM

    Não sou publicitário, pelo contrário, sou analista de sistemas, e, só por causa de uma propaganda tão idiota, por mais bonito que o carro seja, não compro e quem eu puder convencer a não comprar, vou fazer isso.

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  146. Eu tb fiquei alarmada com a notícia e um amigo meu foi quem mandou seu post para tranqüilizar. Eu fiz umas buscas no google, mas tudo que achei foram informaçoes sobre o asteróide Pallas que realmente existe e tem as dimensões sitadas no factóide. O que me fez levar a sério inicialmente foi o fato de ser veiculado em meios de confiança como UOL e Estadão. Tais empresas não pensam que aceitando esse tipo de publicidade podem manchar sua imagem de confiabilidade também?
    Copiei seu post no meu blog e só agora há pouco recebi pelos comentários a informação de seu endereço, ao qual já coloquei o devido link.
    Imagino essa notícia sendo veiculada nas rádios, como alguém citou, e vc, por exemplo, ouvindo no trânsito sem ter como pesquisar do que se trata. Ou mesmo o impacto que causa para pessoas que não têm acesso a internet.

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  147. Tem uma galera revoltada
    Na Hardmob, estão floodando ela por mensagem sms e orkut:
    http://forum.hardmob.com.br/showthread.php?t=304705&page=3

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  148. Anônimo1:31 PM

    Não sou --do ramo-- e talvez por isso me surgiu a dúvida: Quem se sentiu enganado, pelo teaser, não estenderia esse sentimento para o responsável pelo logro, isto é, para a marca Citroen?
    Carlos SN

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  149. Anônimo1:36 PM

    Eric, achei vc fazendo pesquisa na net pensando: "esse mundo tá doido mesmo. Estou pesquisando na net pra saber a data do fim do mundo!!" Li a notícia no UOL e não dei importância justamente por causa do final que diz: "tentam evitar comentar o fato para não gerar um descontrole generalizado na população mundial". Ora, ora...se fosse verdade, nem estaria sendo noticiado!! Agora que sei que é campanha publicitária, nossa, ela é de péssimo gosto!! Impressionante mesmo é como uma idéia dessa,tão idiota e besta, consegue ser vendida!! Abraços!!

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  150. Anônimo2:07 PM

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  151. Anônimo2:16 PM

    Para quem sabe ler, no rodapé da página está escrito "(Informe publicitário)".

    Tanto alarde para nada...

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  152. Anônimo2:22 PM

    Não comprem o carro da Citroen!!! É a melhor forma de punir os responsáveis por esta campanha mal feita.

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  153. Anônimo2:28 PM

    Site de denúncia de crimes na internet.
    http://www.denunciar.org.br/twiki/bin/view/SaferNet/WebHome

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  154. Anônimo2:30 PM

    realmente, foi uma publicidade de PÉSSIMO gosto da Citroen. Completamente sem tato. Nada justifica uma apelação desse nível.

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  155. Anônimo2:40 PM

    Absolutamente infeliz a idéia. Meus filhos ficaram assustadíssimos. Espero que ninguém compre este carro e este "asteróide" caia como uma bomba nos lucros da Citroen.
    Luiz Eduardo
    Curitiba

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  156. Anônimo2:50 PM

    Uma empresa insesível , que praticamente pisou no sentimento de todas as pessoas possíveis ,gerando um mal estar grande ,agora toda ação tem uma reação, então segura aí galera responsável por isso ...acho que o cometa vai cair aí !!!

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  157. Anônimo2:56 PM

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

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  158. Bah...Vocês estão levando a coisa muito a sério. Nem sei por que tanto medo de morrer. A unica coisa que pensei foi "perto do mar eu não fico..."

    Vai que esse bicho caísse na água e vinha lá aquele ondão..eu hein. Deus que me livre.

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  159. Detalhe: lá do site do iparaiba, o melhor site de noticias da Paraíba, já retiraram a "notícia" da sessão de notícias.

    Interessante notar é que sequer há comentários tanto por parte da Citroen, quanto por parte dos meios de publicidade onde encontramos o teaser (estadao e uol) sobre a possibilidade de uma retratação.

    O fato é que, no Brasil, podemos "brincar" com notícias alarmantes de forma inescrupulosa e irresponsável, pois, via de regra, não há para quem reclamar ou para quem pedir ajuda.

    Nossa única saída é divulgar esse disparate e boicotar os veículos da famigerada empresa.

    Infelizmente, esse é o Brasil.

    Parabéns Eric Messa!

    Foi o único lugar onde encontramos um referencial de informações sadias e responsáveis sobre o assunto.
    Obrigado em nome da decência na WEB.

    Rev. Jaaziel Marcelo
    http://jaazielmarcelo.blogspot.com

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  160. q loucura hein. algum lugar pelo menos tem manifestações reais de revolta. fiz um post lá no http://simviral.blogspot.com tbm sobre isso. T indiquei, afinal você foi o primeiro. Parabéns pelo "furo".

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  161. Anônimo3:16 PM

    Ridiculo e sujo, a CITROEN está desesperada, e com isso parece que com isso está em ROTA DE COLISÃO com o consumidor brasileiro.
    Adivinha quem vai ganhar???

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  162. Anônimo3:19 PM

    Realmente de péssimo gosto - e (não sou publicitário) não seria anti-ético?
    O problema maior não foi a publicidade em si, mas sim a chamada em formato de notícia em sites de jornais tidos como confiáveis - com nenhuma ou pouca indicação de publicidade.
    Lamentável, Rumba e Citroën. A Rumba, por ter criado tal publicidade estúpida; e a Citroën por tê-la aprovado.

    Realmente: que tipo de publicitários estão sendo "fabricados"? Lamentável...

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  163. Anônimo3:21 PM

    Pessoal na boa voces estão fazendo tempestade em um copo de agua. Se a estrategia foi de bom ou mau gosto isso não se comenta. Acontece que eles atingiram o objetivo deles que foi causar polemica. E outra coisa estava explicito que era publicidade assim como nas revistas existem publi editoriais na internet cada site tem seu jeito de vender.

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  164. Anônimo3:30 PM

    perdi 10 minutos do meu precioso tempo para descobrir que era uma noticia falsa, depois perdi mais meia hora pra decidir o que eu poderia fazer a respeito ja que nao gostei dessa propaganda de mau gosto.

    Sugestao, entrem no site da citroen e mandem suas criticas.
    Eh claro que o mesmo "iluminado" que fez/autorizou essa propaganda, pode achar que comentarios, mesmo que ruins, signifiquem que a campanha esta fazendo sucesso. Mas eu acho que nao, normalmente multinacionais ficam preocupadas quando percebem que qualquer coisa possa estar colocando sua imagem em risco.

    o link direto para msg para o marketing da citroen eh:
    http://www.citroen.com.br/novosite/scripts/contact/home/contact_send_marketing.aspx?idPropriedade=6

    ou se preferirem entrem no site:
    http://www.citroen.com.br
    selecionem a opcao >>> contato
    selecionem opcao >>> Marketing

    abracos,
    Victor

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  165. Alguém comentou: "Para quem sabe ler, no rodapé da página está escrito "(Informe publicitário)"."
    A captura de tela mostrada acima é clara. Quando a tal página entrou no ar, ela NÃO tinha esse aviso. E quando eu vi a primeira vez, às 4 da manhã pelo horário de Brasília (eu moro 5 horas à frente), não havia indicações de publicidade na tal página fantasma.
    Uma nota oficial por parte da Citroën seria muito bem vinda.

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  166. São quase 15:40... a notícia foi postada no site da iParaiba às 8:40... só agora retiraram da página de "Plantão de Notícias" o link para a página onde eles reproduziram na íntegra o texto da propaganda da Citroen... Só eu mandei 4 mensagens pra eles, tentando informá-los sobre o erro.

    Duas coisas ficaram evidentes aqui: a irresponsabilidade de alguns publicitários e a falta de criatividade e ética de alguns sites noticiosos, que copiam notícias (ou o que pensam ser notícias) de outros sites sem a devida averiguação da veracidade.

    Coisa feia...

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  167. Alguém reparou que nesse "mundodaastronomia" tem "2007 - Observatório de Asteroides. Todos os direitos reservados. (Informe publicitário)" lá embaixo da página?

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  168. Anônimo3:42 PM

    Entendo que o objetivo da empresa responsável foi atingido. Todos os blogs só falam disso, o nome do veículo se tornou popular e esse papo de boicote é uma besteira, duvido que alguém aqui compraria um carro desses.
    Ponto pra eles.

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  169. Anônimo3:52 PM

    Independente do sucesso ou não, é interessante observar o quanto de ignorância existe nesse país.

    Notícias "ruins" aparecem todo dia na tv e ninguém se incomoda. pq essa grande polêmica por causa de uma propaganda???

    Parabéns aos que chegaram aqui porque estavam tentando descobrir do que se tratava a noticia.

    Uma vaia para aqueles que estão tentando transformar uma brincadeira numa catástrofe mundial.

    Claúdia Souza

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  170. Como o Eduardo bem observou, pela manhã não havia no fim da página a frase "Informe publicitário", como podem notar pela captura do Eric.
    O pessoal aí que tá dizendo que é tudo tempestade em copo d'água deve ser daqueles que adoravam passar trote pros bombeiros, hospitais e similares quando era criança. Trote é uma brincadeira infeliz. Só é engraçado pra quem o faz.

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  171. Anônimo4:11 PM

    Vejam esta reportagem, um meteoro pode cair em 2017 e acabar com tudo, leiam:

    http://www.terra.com.br/istoedinheiro/257/economia/257_sera_fim.htm

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  172. Anônimo4:22 PM

    DUAS CONSTATAÇÕES: AQUI NESTE BLOG, ÀS 8.32 APARECE UM COMENTARIO, ASSINADO POR "CITROEN" , EXPLICANDO A NOTÍCIA. ALGUÉM PRESTOU ATENÇÃO ? ACHO QUE NÃO, POIS NINGUÉM DISSE NADA. DA MESMA FORMA COMO NINGUÉM PRETOU ATENÇÃO AO AVISO "PUBLICIDADE", NA NOTÍCIA. ISTO É SINAL QUE AS PESSOAS FICAM ALARMADAS E NÃO VÊEM MAIS NADA. A PARTIR DE AGORA, COM EXPLICAÇÃO OU NÃO, AS PESSOAS SÓ VÃO VER O LADO NEGATIVO DA CAMPANHA
    SEGUNDA CONSTATAÇÃO... A CITROEN JÁ SE FERROU. A MARCA PALLAS NASCE DE MANEIRA CATASTRÓFICA E IMPOPULAR...

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  173. Não sei se o caso aqui é de transformar em "catástrofe" uma simples (???) brincadeira, anônimo.

    O que se discute é a propriedade de se utilizar uma peça publicitária semelhante à uma notícia real. Todos sabemos dos riscos de um dia, seja logo ou não, um corpo celeste colidir com a Terra. Também sabemos que, teorias da conspiração à parte, muita coisa é escondida do grande público.

    Mas estes "publicitários" geniais deveriam levar em consideração que a internet é composta por pessoas que acreditam que retransmitindo um simples e-mail para o maior número de pessoas possível suas vidas irão melhorar 100%. Então, o que dirá em relação à "notícias" divulgadas em portais de respeito, como Estadão e UOL...

    Será que a Citroen acharia engraçado se uma empresa de seguros fizesse uma campanha dizendo que 100% dos usuários de carros desta marca estão sujeitos à acidentes fatais, e que então deveriam contratar seus seguros de vida...

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  174. Anônimo4:33 PM

    Já fiquei sabendo que a TV Band divulgou o fato e ainda colocou o UOL como fonte. Além de tudo, o UOL ainda terá que fazer uma carta de desculpas sobre o ocorrido. Um teaser desse acaba com a credibilidade dos meios de comunicação.

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  175. Anônimo4:35 PM

    Olhem está outra noticia, tá saindo em todos os lugares mesmo:


    http://www2.correioweb.com.br/cw/EDICAO_20020805/sup_gab_050802_72.htm

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  176. Anônimo das 4:22 PM...

    Uma notinha daquelas, no blog, não pode ser tomado por comunicado oficial... Não deve ser tida como a posição oficial da empresa.

    O aviso "publicidade" estava presente no anúncio do portal UOL, mas a "chamada para a notícia" estava estrategicamente postada logo acima das imagens tradicionais... Na página para a qual éramos redirecionados, não havia, pela manhã, o aviso "Informe Publicitário" (eu tenho a página original, antes dessa alteração). E ainda por cima, não podemos deixar de registrar, que a maior parte dos usuários de computadores não presta atenção à todos os detalhes da tela, mas sim de um ou outro ponto que lhe chama mais a atenção (não vá me dizer que você nunca clicou em uma janelinha sem ler seu conteúdo???), e que, conforme já informado aqui mesmo, outros sites irresponsáveis também, reproduziram a notícia como sendo verídica...

    Pode ser tempestade em copo d'água? Pode... Pode ser exagero? Pode... Mas que sem dúvida alguma foi uma brincadeira de 1º de Abril de muito mau gosto, isso foi.

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  177. Anônimo4:45 PM

    Foi de extremo mal gosto mesmo...
    Fiquei atordoado com a notícia!
    A UOL tb merecia um processo... Afinal a "notícia" estava dentre os destaques do dia e lá não havia nada que ligasse a marca citroën ao contrário do que disseram a respeito da existência da mesma notícia no site do estadão!
    Fico imaginando um cardíaco lendo a notícia... Se de repente ele morresse na hora em que estivesse lendo, de quem seria a culpa?! Isso se já não aconteceu algo do tipo...
    Responsabilade zero!!! ¬¬

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  178. claro que não li todos os comentários... mas concordo com o que o "anônimo" aqui em cima disse.
    as pessoas vão entrar em estado de choque e nem vão perceber esses mínimos detalhes. MUITA gente vai acreditar e se desesperar. propaganda totalmente EXAGERADA. marketing negro de mal gosto! a impressão que eu tive é que a citroen deve estar quase falindo, precisa chegar a esse ponto para divulgar o carro novo. mas acho que vai ter o efeito inverso. muita gente vai deixar de comprar o carro por raiva :)

    AINDA BEM que cheguei à esse post por acaso, senão estaria tendo um ataque agora. XD

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  179. Achei de extremado mau gosto essa "publicidade". Me causou forte angústia emocional. Já comuniquei a Citroen e o Conar.

    Que tal uma nova campanha? "Se você vir um Citroen Pallas 2007 estacionado, jogue uma pedra em cima e culpe o meteoro".

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  180. Anônimo5:06 PM

    Aposto que nenhum de voces tem banca para comprarem um citroen pallas seja a campanha de mau gosto ou não.

    Se foi marketing negro como disseram ai tambem não interessa, so sei que tem muita gente que nao tem o que fazer inclusive eu que ao inves de se preocupar com coisas mais importante esta dando audiencia e falando da marca.

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  181. Anônimo5:06 PM

    Por quê ninguém fala disso aqui? http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u303303.shtml
    Acho um absurdo todos comentando uma nota publicitária como nessa lista aqui (supondo ataques cardíacos, crianças chorando às 4h da manhã, UM ABSURDO), e ninguém fala a respeito do que acontece aí fora. Cada um só pensa no próprio umbigo, um bando de egoístas.
    Falta bom senso a todos aqui.

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  182. Anônimo5:08 PM

    Olá a todos. Estou acompanhando as informações neste blog desde que cheguei ao trabalho. Não sou da Citroen e nem responsável pela criação da campanha, mas estou próximo o suficiente das pessoas responsáveis para esclarecer alguns pontos: Não houve a intenção de criar toda esta repercursão, até porque as pessoas envolvidas sabem que o marketing negativo é grande nestes casos. Ainda não sabemos como a campanha irá prosseguir de agora em diante, já que a o efeito causado não era realmente esperado e por este motivo a campanha foi paralizada até que se tenha certeza da melhor maneira de proceder neste caso. Na minha opinião pessoal a idéia foi legal mas mal executada, dando margem a este tipo de efeito que certamente não é sadio à publicidade brasileira ou a qualquer outra parte envolvida. Tenho certeza de que a Citroen não está em uma posição fácil e espero que não perca a oportunidade de esclarecer o fato o quanto antes. Abraço.

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  183. Nada de sair de uma tormenta e entrar em outra... esse link que estão colocando do asteróide 2002nt7 já é antigo e ultrapassado. Para maiores informações vejam http://www.on.br/pergunte_astro/indice_resposta.php?id_tema=28

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  184. Acho que a questão não é a criatividade da campanha e sim a ética.

    Claro que eles tiveram a intenção de enganar a população, que ética há nisso. E os veículos que aceitaram publicar uma campanha disfarçada sabendo que muitos usuários iam ler como uma notícia real, que ética eles têm?

    Claro que há resultado neste tipo de campanha, resta saber se o resultado é bom. Qual será a reação de um consumidor ao perceber que foi enganado por uma montadora, por uma agência e por um veículo? Se a montadora mente na camapanha dá pra acreditar no que eles dizem sobre a qualidade do produto? Esse reultado vale a pena em função do resultado positivo que a campanha pode dar ou seria melhor fazer uma campanha que não tivesse a intenção de enganar?

    Fico na dúvida se o problema está no publicitário que tem como principal habilidade se vender e persuadir o cliente/anunciante ou no cliente/anunciante que é capaz de qualquer coisa pra vender mais.

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  185. UOL divulga nota:

    Citroen usa falsa notícia de colisão de asteróide e confunde internautas

    http://noticias.uol.com.br/economia/ultnot/2007/06/11/ult4294u615.jhtm

    Só que demorou demais...

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  186. Anônimo5:25 PM

    mau gosto mesmo..e Uol reconhece o erro postando esclarecimentos a respeito...
    http://noticias.uol.com.br/economia/ultnot/2007/06/11/ult4294u615.jhtm

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  187. Citroën usa falsa notícia de colisão de asteróide e confunde internautas

    Um anúncio divulgado como se fosse uma notícia de suposta colisão entre um
    asteróide e a Terra confundiu os internautas brasileiros. A peça
    publicitária, parte da estratégia de lançamento de um carro da marca
    francesa Citroën, foi divulgada entre ontem à noite e a manhã desta
    segunda-feira em diferentes portais de Internet, incluindo o UOL.

    A notícia é falsa e, por causar confusão, o UOL optou por retirá-la do ar
    por volta das 10h, antes do prazo determinado pelo contrato.

    O anúncio, em formato de texto jornalístico, esteve nas primeiras páginas de
    portais. Pequenos ícones avisavam tratar-se de publicidade, mas muitos
    leitores não perceberam e se assustaram. Ao clicar no link, o usuário tinha
    acesso a uma página com o título "Asteróide Pallas poderá se chocar com a
    Terra em 2007".

    A página tinha um logotipo de um suposto Observatório de Asteróides,
    identificado como associado a um hipotético International Astronomy Centre.

    O texto tenta dar credibilidade à falsa notícia e afirma, em seu primeiro
    parágrafo, que "astrônomos amadores descobriram que o asteróide 2-Pallas
    teve sua órbita alterada e segundo os últimos cálculos está em rota de
    colisão com a Terra". A peça afirma que a colisão deve acontecer na segunda
    quinzena de julho (na verdade, é o período de lançamento do novo carro).

    A única identificação de que se trata de anúncio está no fim da tela, com a
    menção de "informe publicitário".

    Em nenhum momento, o texto cita o carro ou a Citroën. O modelo de veículo
    que será lançado é o C4 Pallas.

    Segundo a assessoria de imprensa da Citroën, a campanha foi idealizada pela
    agência de marketing promocional Banco de Eventos. A pessoa responsável não
    foi localizada até a conclusão desta reportagem.

    A assessoria de comunicação H2M, indicada pela Citroën para falar sobre o
    assunto, não atendeu a reportagem.

    Enor Paiano, diretor de Publicidade do UOL, diz que os anúncios não saem
    mais. "O UOL cancelou a campanha, pois repudia publicidade que imita
    conteúdo jornalístico e confunde o público, mesmo que o espaço utilizado
    esteja informado como 'Publicidade'."

    Segundo Paiano, "os controles internos da empresa estão sendo revistos de
    forma a evitar que episódios como este se repitam".

    O asteróide 2 Pallas existe mesmo, segundo o site do Instituto de Física da
    UFRJ, e tem diâmetro entre 400 km e 525 km..

    O caso lembra a transmissão de rádio feita pelo ator e diretor de cinema
    norte-americano Orson Welles nos anos 30 nos EUA, que simulava uma invação
    da Terra por marcianos. Era uma apresentação teatral pelo rádio, e isso foi
    avisado, mas somente no começo do programa. Depois, parecia material
    noticioso normal. Causou pânico e muita discussão sobre ética.

    http://noticias.uol.com.br/economia/ultnot/2007/06/11/ult4294u615.jhtm

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  188. Há, o comercial foi maravilhoso. Voces que são um bando de tapados que ainda nao aprenderam utilizar a internet.

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  189. Anônimo6:06 PM

    A UOL postou um comunicado, olhem

    http://noticias.uol.com.br/economia/ultnot/2007/06/11/ult4294u615.jhtm

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  190. Confesso que ainda que tivesse dinheiro para comprar o carro, não o faria. Uma empresa que apela para um recurso publicitário tão leviano, com toda a certeza, deve dedicar o mesmo tipo de "empenho" na construção de seus carros.

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  191. Anônimo6:26 PM

    sem dúvida nenhuma foi a propaganda de muito mal gosto aonde abusa do poder da internet.

    O que podemos fazer como forma de protesto é simplesmente não recomendar a empresa muito menos comsumir seus produtos.

    Este é um apelo para nós, brasileiros, fazermos um boicote a Peugeot-Citroen.

    Que este tipo de atitude não se repita!!

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  192. Anônimo6:42 PM

    Chega de demagogia!!!

    Não me venham com essa de: "se eu pudesse comprar eu não compraria por causa dessa propaganda..."

    Se vc quiser (e tiver dinheiro para)comprar vc vai comprar ,pq é ignorante, como a maioria do povo brasileiro descrito aqui (aquele que manda anjinho por email pra realizar os desejos)

    Daqui a uma semana ninguém mais vai ouvir falar do assunto discutido aqui.

    E vc, quando puder e quiser comprar um citroen vai comprar, e não interessa se vão te jogar ou não um asteróide na cabeça.

    A montadora é boa, o carro é fantástico. Então... atire a primeira pedra...

    Cláudia Souza

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  193. Mario H., você só pode estar de brincadeira, né?

    NÃO COMPRAR o carro é forma de protestar contra a Citroen?

    Até parece aquela campanha da Casseta, "em protesto ao aquecimento global, eu não vou trocar minha Ferrari esse ano".

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  194. Anônimo7:07 PM

    Olha, eu acho que isto causou pânico em muuuita gente, e acho que deveriamos abrir um processo coletivo contra a empresa!

    Foi uma palhaçada isso tudo!

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  195. Anônimo7:08 PM

    É uma propaganda de extremo mau gosto, aonde vamos chegar com isso? Deviamo boicotar o lançamento desse carro por causa desse vexame, olha só o poder que tem uma nóticia...Eu lembro que, uma vez,noticiou-se a passagem de um asteróide muito perto da Terra e ninguém tinha ficado sabendo, nem os cientistas...Lembrei-me exatamente desse fato, por isso fiquei meio preocupado...Que tamanha sa-ca-na-gem,de quem é a autoria da propaganda, quem é o criador da mesma? Continuo repetindo: Uma campanha de PÈSSIMO MAU GOSTO, DEPLORÁVEL!

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  196. Anônimo8:01 PM

    REALMENTE ISSO ACONTECE PORQUE O BRASILEIRO É MOLE.
    O CERTO É QUE SE PROCESSA-SE OS RESPONSÁVEIS (ESTADÃO E CITROEN) POR ESSE TIPO DE AFRONTA.
    INDUZIR O CIDADÃO A ERRO É COM CERTEZA CRIME DE PERTUBAÇÃO DA ORDEM PÚBLICA QUE DEMANDA INDENIZAÇÃO A QUEM SE SENTIU LESADO.

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  197. Anônimo8:35 PM

    Que susto....
    agora tô tranquilo!
    ZERO para a Citren!

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  198. Mentir sobre possíveis catástrofes na mídia é muito complicado. O papel da mídia é informar e se continuarmos a utilizar a mídia para vender um produto ao invés de vender notícias verdadeiras podemos cair em uma armadilha. Não gostei da piada e como astrônoma me senti usada pelo publicitário que colocou um link para um site falso de astronomia. Com certeza NUNCA vou comprar um peugeot nem que seja o último carro na face da Terra! Duilia de Mello

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  199. Anônimo8:45 PM

    "A campanha foi idealizada pela agência de marketing promocional Banco de Eventos."

    Bom, o email deles é:
    faleconosco@bancodeeventos.com

    Divirtam-se com os adjetivos que eles merecem!

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