Páginas

TWITTER - O que vc está fazendo agora?


O Twitter é mais uma evolução das redes sociais, desta vez com aspecto bem simples, direto, sem um propósito muito bem definido, a princípio, pura curtição.

Você faz seu cadastro, convida amigos, enfim, segue o processo comum a qualquer rede social. Mas neste caso, a página de cada usuário não traz nenhuma informação além de um histórico de frases que procuram responder a seguinte pergunta: O que você está fazendo agora?

Ou seja, é possível navegar por páginas de diferenets usuários, checando as respostas de cada um.

Mais uma vez, uma rede social que coloca em jogo o limite entre o particular e o público, pois afinal, o Twitter é um convite a tornar público todas as sua atividades do dia-a-dia.

Por sua simplicidade e originalidade é provável que o Twitter ganhe o gosto do usuário da internet, principalmente os mais adeptos do mundo virtual. Para tornar-se um fenômeno como o Orkut, ainda faltam certos detalhes, como a possibilidade da tradução da interface para o português e a participação de usuários brasileiros mais ativos e comunicativos, que descubram usos inusitados para o Twitter, além daquilo para o qual foi criado.

Afinal, é possível encontrar uma utilidade para tal projeto, além de ficar apenas respondendo "O que você está fazendo agora?". É possível, por exemplo, criar uma rede contendo apenas seus amigos mais próximos, e usar o sistema para enviar recados para todo o grupo, através da própria web ou disparar o mesmo recado para os celulares e comunicadores instantâneos de cada um, já que o Twitter oferece esse recurso. Ou então, usar o Twitter para promover e divulgar seu blog, informando aos usuários cada nova atualização do seu blog.

Vamos aguardar. É uma rede ainda muito nova, o projeto nasceu este mês. Ainda temos poucos brasileiros cadastrados. Veremos sua repercussão nos próximso meses.

TWITTER - www.twitter.com

Confira também o TwitterVision: site que traz o mapa do mundo e indica cada nova frase que é publicada dentro do Twitter, em tempo real. É uma visão impressionante da abrangência do sistema, indicando a localização no mapa de cada usuário que publica sua frase - http://twittervision.com/

Surgiu também uma versão em 3D do twitter no globo terrestre: http://twittearth.com

E o Twemes é um ótimo site para acompanhar e pesquisar as tags mais utilizadas dentro do Twitter: http://twemes.com

Já existem também vários gadgets para o Twitter, um deles é o TWmessenger que insere no status do seu MSN Messenger o mesmo post enviado para o Twitter - http://kunal.kundaje.net/twessenger/

Outro interessante é o IMField, trata-se de um IM BOT, ou seja, um endereco de e-mail que voce adiciona na sua lista de contatos do MSN Messenger ou do Gtalk e ao enviar mensagens para esse contato, elas são publicadas no Twitter, no Blog, enfim, você escolhe aonde quer publicar - www.imified.com

Há também o Twiteroo, gadget que abre uma janela em seu desktop mostrando as últimas frases enviadas por você e seus amigos - http://rareedge.com/twitteroo/

Outro aplicativo semelhante, com recursos extras é o Tweetr-r - http://www.tweet-r.com/

Há ainda o sidebar para Windows Vista - http://arsecandle.org/twadget

Existem outros diversos aplicativos, inclusive para Macs, veja nesta página.