Páginas

Professor desenvolve programa que corrige provas


Regina Valente
Portal TERRA - 11 de abril de 2005
http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI508379-EI4801,00.html

Um programa desenvolvido durante seis anos pelo professor de sociologia Ed Brent, da Univerisdade de Missouri (www.missouri.edu), nos Estados Unidos, vem sendo testado com alunos desde 2003. O software promete ser um grande auxiliar dos docentes.
Batizado de Qualrus, o programa faz a correção das provas, analisando sentenças e até mesmo a estrutura do texto, interpretando idéias e argumentos. Brent garante que o programa é muito sofisticado e não se limita a um leitor de códigos. As provas são escaneadas e analisadas por meio de palavras-chave, frases e padrões de linguagem específicos.
Os alunos baixam os resultados com "anotações" diretamente do sistema através da Web. Cada trabalho recebe uma nota numérica baseada em uma série de requisitos pré-estabelecidos pelo professor.
Brent estima ter economizado mais de 200 horas de trabalho por semestre no curso de sociologia, que é frequentado por 140 alunos. Ele diz que avaliações finais, que ele lê de fato, estão muito melhores por conta da ajuda do programa, que custa US$ 399 para escolas e US$ 699 para empresas, por unidade.
O Qualrus não é o primeiro programa desse tipo. Escolas de ensino médio no estado de Indiana já utilizam um sistema parecido, o e-rater, para avaliar testes de inglês.