Páginas

MIT criará farda da ''invisibilidade'' para soldados americanos

Quinta-feira, 14 de Março de 2002 - 12h55
IDG Now!

Parece ficção científica, mas não é. A mais nova missão do Massachusetts Institute of Technology (MIT) é criar nada menos que uniformes bélicos com capacidades aparentemente surreais: proteger, cicatrizar e até tornar os soldados americanos "quase invisíveis". O aparato será utilizado em guerras químicas e biológicas. O projeto, que demandará cinco anos, recebeu US$ 50 milhões e prevê a criação do Institute for Soldier Nanotechnologies (ISN). A entidade contará com 150 funcionários, incluindo 35 professores do MIT das áreas de engenharia, ciência e arquitetura e planejamento, e especialistas do Exército, da DuPont e físicos do Hospital Geral de Massachusetts, entre outros.

O instituto vai se concentrar em seis pontos-chave de desenvolvimento: detecção de ameaças, neutralização de ameaças (como roupas à prova de balas), encobrimento, melhora do desempenho humano, tratamento médico automático em tempo real e redução do peso do uniforme. Entre as idéias está a criação de vestes leves que, num passe de mágica, possam se transformar em um molde rígido quando um soldado quebrar sua perna, por exemplo.

"Nossa meta é melhorar a proteção e garantir a sobrevivência da infantaria americana utilizando nanotecnologia e nanociência", disse Thomas L. Magnanti, reitor de engenharia do MIT. Segundo ele, isso será possível graças ao emprego de materiais e dispositivos revolucionários compostos de partículas ou componentes minúsculos - "alguns tão pequenos, que caberiam centenas deles no ponto final desta frase."

De acordo com o MIT, com as novas capacidades, em um futuro próximo, as tropas inimigas vão se deparar com soldados americanos praticamente invencíveis, protegidos por uma blindagem e dotados de habilidades de um super-humano - saltando inclusive paredes com seis metros de altura. Alguém duvida?