Páginas

Quer ser hacker? Pegue um tubo de Pringles

Sexta-feira, 15 de março de 2002 - 16h09
Renata Mesquita, do Plantão INFO

SÃO PAULO - Olha a novidade: latas vazias da batata Pringles estão sendo utilizadas pelos hackers no rastreamento de redes wireless atrás de prováveis brechas de ataque.
A descoberta da empresa de segurança i-sec está no BBCNews de hoje (15). Eles dizem que os hackers têm usado a lata vazia do salgadinho para fazer uma "antena direcional" e, com isso, aumentar a probabilidade de "escutar" redes sem fio. Depois, fazem verdadeiras expedições, munidos do "equipamento" pelo coração financeiro de Londres.

Segundo a BBC, este esquema de circular pelas ruas munido de um laptop equipado com cartão de conexão wireless para "caçar" e mapear redes foi inventado pelo especialista americano em segurança Peter Shipley.

Em uma pesquisa informal, diz a BBC, a i-sec descobriu que mais de dois terços dessas redes não possuem nenhum sistema de proteção - 67% das redes mantinha seu sistema de criptografia de sinais de rádio desligado. Para essas companhias, a empresa instruiu que poucas modificações no hardware tornariam suas redes mais seguras.

De acordo com a i-sec, se feita corretamente, a "antena de Pringles" pode aumentar a força dos sinais de rádio das redes sem fio em até 15 decibéis. Para provar, uma equipe da empresa e jornalistas da BBC deram uma volta de 30 minutos por Londres - e conseguiram captar o sinal de quase 60 redes sem fio.