Páginas

Ainda sobre as capas do ESTADÃO e da FOLHA

Na semana passada publiquei um post comentando as imagens que estampam as capas dos jornais Folha de S. Paulo e Estado de São Paulo. A intenção foi mostrar como diferentes imagens, porém sobre o mesmo assunto, podem induzir a interpretações diversas. (veja aqui o post)

Aproveitei para comentar outro fato: frequentemente vejo a mesma imagem estampada nas capas dos dois jornais. Fato corriqueiro; já que atualmente ambas utilizam a mesma agência de imagens.

Aqui vai outro caso: nesta segunda tanto a Folha de S. Paulo como o Estado de São Paulo resolveram dar destaque para o jogo Brasil x Itália.

Claro, o principal personagem daquele jogo foi Luis Fabiano, nada mais óbvio. Porém, a foto escolhida pelos dois jornais faz parte de algum momento tão importante? Por qual razão escolher a mesma imagem do jogador?

A resposta para essa pergunta provavelmente não passa apenas por questões e critérios jornalísticos, mas sem dúvida é preciso considerar o novo mercado da informação, o domínio das agências de notícia e imagens, a concorrência entre os jornais e suas respectivas estratégias de marketing.

No momento de escolha da capa, não se trata apenas do assunto mais relevante. Relevância é sem dúvida apenas um dos fatores.