Páginas

MICA traz papel reciclado da Europa

Hoje estive com o Fernando Reis Jr, responsável pela MICA, empresa que distribui mídias cards pelos estabelecimentos em todo o Brasil.

Ele contou uma novidade que vale a pena divulgar: a partir de abril todos os mídia cards produzidos pela MICA serão impressos em um papel reciclado que ele está importando da Espanha. Esse é o início do seu projeto de sustentabilidade.

E qual a razão de preferir o papel importado ao invés do nacional? Acontece que no Brasil o único papel reciclado que temos é aquele na cor parda com fibras coloridas. O nome correto desse papel é reciclato, justamente porquê apenas 25% do papel é composto de material pós-consumo, os outros 75% é composto por material pré-consumo, ou seja, são sobras da própria fábrica de papel, mas não necessariamente papel já utilizado.

Sem dúvida é um papel que de alguma maneira possui uma intenção ecológica, mas apenas 25% dele faz algum proveito do papel que descartamos no lixo.

Pensando nisso Fernando foi buscar na Europa um papel que fizesse melhor proveito da reciclagem e encontrou esse papel na Espanha que é composto por 90% de material pós-consumo, além de não utilizar cloro no seu processo de branqueamento. Falando nisso, esse papel importado possui uma ótima alvura, provando para o consumidor brasileiro que papel reciclado não precisa ser pardo com fibras coloridas.

Eu vi o papel e a qualidade é excepcional. Com essa iniciativa, Fernando espera promover que outras empresas que utilizam papel façam o mesmo, e assim, incentivar as fábricas de papel brasileiras e correr atrás e lançar no mercado um produto similar.

Parabéns ao Fernando e à MICA pela iniciativa.

3 comentários:

  1. Anônimo5:07 PM

    Demais! A industria de papel e celulose brasileira usa uma maquiagem de ecologica ou sutentavel. Na verdade a Suzano só usa as aparas de sua produção de papel branco. E quem disse que usar os eucaliptos plantados é ecologico? Eles acabam com a biodiversidade local! Papel reciclado ecologico é aquele feito com papel já utilizado.

    ResponderExcluir
  2. Sr.Fernando! Achei louvavel sua iniciativa em busca de papel 100% reciclado pós-consumo, porém devo alerta-lo que já existe no Brasil o mesmo produto em fabricação em pequena escala é claro, mas existe.Saliento ainda que tal produto tem como matéria prima embalagens longa-vida retirados de aterros sanitários e lixões, a qual retira do meio ambiente não só o papél mas também plástico e aluminio um metal extremamente pessado. fico a disposição para maiores esclarecimentos.

    Edson.

    edsonmarcoskunz@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente parabéns pela iniciativa.
    Somos uma distribuidora de papel reciclado, e estamos sempre buscando alternativas e acompanhando as inovações. Gostaria de conhecer mais sobre esse papel. Meu e-mail: rodrigobarion@gmail.com

    ResponderExcluir