Páginas

Radiohead lança novo álbum na internet

Como você já deve saber, é hoje a data de lançamento do novo álbum "In Rainbowns" do Radiohead.

Agora pela manhã o site do novo álbum estava bem lento e perto do meio-dia já era inacessível. Ou seja, sintoma da grande visitação que o site terá hoje e nos próximos dias.

Todos querendo baixar o novo álbum e, conforme prometido pela banda, pagar o quanto bem entender por isso.

No site, a página de "cesta de compras" apresenta o campo de preço em branco. É você quem indica um valor, em libras. Ao clicar o ícone de interrogação, ao lado do campo de preço, aparece a mensagem "It's up to you".

Se desejar, pode efetuar a pré-compra do "diskbox" que custa $40 Libras e vem acompanhado de um segundo cd e dois discos de vinal, porém será lançado apenas em 3 de dezembro.

Com isso a banda chama atenção para a discussão sobre a necessidade de um novo modelo de negócios para o mercado fonográfico. De fato, não é a primeira banda a colocar seu álbum inteiro para download na internet, sem custo determinado. Mas sem dúvida é uma estratégia que ainda gera muita mídia espontânea, principalmente para bandas famosas como a Radiohead.

Diversos blogs sobre música tocaram no assunto, em especial, a Remixtures que traz uma boa análise sobre o caso, principalmente sob o campo da comunicação, como é o nosso caso. Fica aqui a dica, leia o blog!

ah! E se você estava a procura de uma opinião, a resposta é sim, pode baixar, o álbum é bom. Um tanto minimalista, um pouco diferente do som anterior, mas ainda é Radiohead.

ATUALIZADO: O IDG Now! informou que após os dois primeiros dias, o álbum foi baixado mais de 1,2 milhão de vezes.

Um comentário:

  1. Anônimo11:55 PM

    Acabei de baixar o meu :)
    Ouvindo Nude neste exato momento!

    ResponderExcluir