Páginas

A livre distribuição da informação na era digital

Agora foi a vez da biografia "Roberto Carlos em detalhes" cair na rede.

O fato não é novo. Já aconteceu no passado diversos casos em que personalidades nacionais e internacionais proibiram a divulgação de fotos e vídeos, mas que no fim, o material caiu na internet e continuo circulando até hoje.

Desta vez foi a biografia de Roberto Carlos, escrita por Paulo Cesar de Araújo. Depois de alguns meses de briga judicial, na semana passada o cantor conseguiu que os exemplares fossem recolhidos das livrarias.

Em meio à discussão sobre a atitude tomada por Roberto Carlos, suas razões e consequencias futuras, um amigo historiador e professor da faculdade de comunicação, Martin Cezar Feijó, antecipou: assim que o livro sumir das livrarias, no dia seguinte ele aparecerá em versão digital, circulando na internet.

Dito e feito. Num site chamado PDL - Projeto Democratização da Leitura (www.portaldetonando.com.br), há um fórum específico que trata do livro "Roberto Carlos em detalhes". Dentre as mensagens enviadas para esse fórum, até então já haviam dois links diferentes para download do livro em formato DOC.

Daqui em diante podem acontecer dois casos diferentes: por solicitação do próprio Roberto Carlos, é possível que comece uma caça aos links dos arquivos digitais do livro, como aconteceu no caso da modelo e atriz Daniella Cicarelli. Outro caso possível, que na verdade já está acontecendo, é o aparecimento de arquivos falsos, supostamente links para o livro de Paulo Cesar de Araújo, mas na verdade são arquivos com conteúdo diferente do original (aparentemente os links citados no fórum do PDL são verdadeiros).

De qualquer maneira, independente dos dois casos acima, ainda assim, aquele que fizer uma boa pesquisa, continuará encontrando o livro proibido, na íntegra, circulando livremente na internet, pois é esta, afinal, uma condição inerente da internet e da era digital.