Páginas

Joost: primeiras impressões

O Joost é aquele programa anunciado para revolucionar a transmissão de TV pela web. Recebi hoje o convite para participar do programa BETA e deixo aqui minhas primeiras impressões.

Antes de mais nada, é preciso saber que o Joost possui um aplicativo próprio para assistir a programação. Assim, para participar da comunidade, a primeira tarefa é baixar o arquivo de instalação que possui cerca de 10,5 Mb.

É durante o processo de instalação que você cria um nome de usuário e senha para acessar a comunidade. Também é durante o processo de instalação que o software verifica se o seu computador possui a configuração mínima necessária para rodar o aplicativo. É necessário no mínimo 512 Mhz e 48Mb de vídeo. Também só é possível rodar a partir do Windows XP.

Concluida a instalação a programação começa a rodar automaticamente. No canto da esquerda o ícone MY CHANNELS dá acesso à lista de todos os canais disponíveis. Por enquanto não há nenhuma programação de peso, a não ser algumas programações oferecidas pela MTV. Esta semana a CBS anunciou que fornecerá conteúdo para o Joost. Pelo visto o conteúdo ainda deve melhorar muito daqui pra frente. Há inclusive rumores da possibilidade de conteúdos regionais, exclusivos para seus moradores. Ou seja, quem sabe em breve teremos conteúdos próprios para os brasileiros.

Ainda sobre a interface do Joost, no canto da direita aparece o ícone MY JOOST que traz diversas ferramentas, dentre elas uma janela de CHAT para interação com outros usuários e a ferramenta para votação dos melhores conteúdos da programação.

Ponto negativo: apesar dos rumores sobre a alta qualidade datransmissão em tela cheia, o Joost não passa de uma tela de baixa qualidade expandida, ou seja, ainda que melhor do que outros softwares, a qualidade da imagem não é das melhores.

Mas parece mesmo que o grande limitador do sucesso do Joost será a banda de tráfego de dados. Não é qualquer banda larga que aguenta o fluxo de dados do Joost. Mesmo com um pacote de 500Kb de transmissão de dados, tive problemas constantes para assistir a programação. As constantes pausas na transmissão tornam impraticável assistir qualquer programa.

Quem já possui o Joost funcionando em sua máquina, por favor, escreva um comentário dizendo qual a conexão de banda larga que utiliza e se consegue assistir a programação do Joost sem dificuldade.

6 comentários:

  1. Anônimo6:47 PM

    Olá Eric!

    Bom, minha conexão é 2Mbps down e acho que 600 kbps upload. E funciona tranqüilo.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. cara, eu gostei muito desse programa

    consegui ver vários shows, alguns seriados e documentários numa boa. O load inicial que é meio lerdo, mas o stream é bom

    minha conexão é a rádio variando entre 300 e 1500Mbps

    ResponderExcluir
  3. não consigo fazer funcionar. como consigo a tal da senha que é solicitada?

    ResponderExcluir
  4. gostaria de receber um convite para participa do joost

    ResponderExcluir
  5. gostaria de receber um convite para participa do joost

    ResponderExcluir
  6. Ola gostaria de participar do joost fico muito agradecido.

    ResponderExcluir