Sexta-feira, 9 de Janeiro de 2004 - 17h00
IDG Now!
O robô-aspirador de pó, Trilobite, da Electrolux, já é realidade no mercado brasileiro. Em dezembro, dois anos após o lançamento mundial, a rede de lojas Fast Shop e o site Submarino inciaram as vendas do eletrodoméstico futurista, que tem preço sugerido de R$ 6.800. Antes de entrar em ação, o Trilobite consegue mapear o ambiente e calcular o tempo de trabalho.
Guiado por ultra-som, ele possui quatro motores diferentes e executa a aspiração desviando das barreiras. Por meio de fitas magnéticas, o usuário pode delimitar espaços para a aspiração. Ao final do trabalho, o Trilobite retorna automaticamente para sua base de recarga.
Segundo a Electrolux, o produto já vendeu mais de 30 mil unidades na Europa, Estados Unidos, Japão e Coréia. Pesquisas feitas pela fabricante revelam que as razões mais citadas pelos consumidores como justificativa da compra foram conveniência (46%) e economia de tempo (39%). Fatores como interesse por alta tecnologia (67%), manuseio divertido (56%) e design diferenciado (50%) também atraíoram compradores para o Trilobite, segundo a Electrolux.
O produto está à venda nas lojas Fast Shop, em São Paulo e no Rio de Janeiro, bem como no site da rede e no shopping virtual Submarino.