Páginas

LG Electronics aposta firme no reconhecimento pela íris

fonte: Jornal DCI - 31/07/2002

Os sistemas de reconhecimento de íris estão saindo das telas dos cinemas e se tornando realidade também por aqui. Essa é a aposta da LG.

Segundo a empresa, já foram vendidos dois sistemas no Brasil, para a Telefonica, em São Paulo, e para um empresa nacional do setor de logística. A LG está negociando a comercialização com bancos, clubes e hospitais, mas revela que a aplicação para segurança residencial também é um mercado em potencial.

De acordo com uma fonte da LG, este é o sistema mais seguro de reconhecimento das características físicas e comportamentais do usuário. Para as leituras de impressão digital e geometria das mãos e da face, a possibilidade de erro é de uma em mil operações é mas na da íris, a chance de duas pessoas possuírem o mesmo código é inferior à capacidade populacional do planeta.

Além disso, a leitura da íris é superficial, eliminando os riscos do escaneamento de retina à operação que exige um feixe de luz entrando no olho do usuário.

O sistema possui quatro equipamentos: um servidor de alto desempenho, responsável pelo arquivo e gestão dos dados do usuário cadastrado; uma câmera, que registra a íris; um leitor óptico, que capta a imagem em preto-e-branco e um leitor que autoriza ou não a passagem pela porta ou ambiente restrito. Segundo a empresa, o sistema é vendido por mais de US$ 6 mil.