Páginas

Crianças ganharão brinquedo com cérebro artificial

Terça-feira, 26 de Novembro de 2002 - 12h14
IDG Now!


Aquele sonho de infância de possuir um brinquedo que conhece seu dono e se importa com ele está prestes a se tornar realidade. A companhia norte-americana Snowdroid Industries está desenvolvendo um brinquedo com inteligência artificial, que tem como base o cérebro de um inseto, segundo o USA Today.

Criado por Steve Matson, CEO e criador da empresa, o invento foi batizado de Snowbird e já captou US$ 750 mil de investidores. O valor, de acordo com Matson, é suficiente para criar um protótipo do brinquedo e desenvolver sua tecnologia principal: um cérebro artificial conhecido como Simian.

O executivo afirma que, para realizar a tarefa, ele precisaria ter como base um cérebro de processamento simples. Matson decidiu então pesquisar os cérebros de insetos que permanecem em reservatórios de água. Esses, segundo ele, têm cérebros com somente um par de neurônios, enquanto que os humanos possuem trilhões.

Matson explica que, de certa forma, as crianças terão que domesticar e ganhar a confiança do Snowbird antes de brincar com ele, já que o brinquedinho sairá da caixa um tanto assustado com a empolgação de seus novos donos.

O criador do Snowbird prefere manter suspense com relação ao design do brinquedo, mas garantiu que ele não se parecerá com gatos ou cachorros. O executivo espera que o produto seja lançado ao mercado no Natal de 2003, custando cerca de US$ 100.