Páginas

#BlogDoAluno: uma estratégia para lançar a Coca-Cola sem Cafeína


Desde 2008 desenvolvo uma atividade com meus alunos em que eles são orientados a gerenciar e produzir conteúdo para um blog durante alguns meses. Meu objetivo é fazer com que eles vivenciem os meios digitais e apreendam o conhecimento tácito existente nesse processo.

Além disso, esse espaço é utilizado para exercitar também o pensamento criativo sobre os formatos publicitários em suas diversas mídias.

Assim como acontece em alguns processos de seleção dentro de agências, outro dia sugeri aos alunos um briefing fictício. Em cerca de 50 minutos, teriam que criar uma estratégia para divulgar o lançamento do refrigerante "Coca-Cola sem Cafeína". Dentro de uma única turma surgiram diversas soluções.

No curso, apesar de focar o discurso na comunicação em meios digitais, apresento conceitos como a transmídia para ajudá-los a pensar sempre numa comunicação única, envolvendo tanto o meio online como offline.

Ao longo do semestre, procuro apresentar a eles as novidades e tendências da comunicação. Empresas e agências em busca de novos estagiários deveriam olhar esses blogs. Há potenciais profissionais de sucesso ali.

Quem tiver curiosidade por conferir os blogs em atividades nesse semestre:
http://cibertudopp.blogspot.com/