Páginas

Meu discurso de formatura: um conselho para quem está no início da carreira

Ontem aconteceu a colação de grau dos alunos de Publicidade e Propaganda que se formaram agora em julho/2010 na FAAP.

Com muita honra, aceitei o convite para ser o patrono da turma. Foi a primeira vez que isso aconteceu, já que tradicionalmente o patrono é um convidado do mercado que os alunos admiram.

Já que fui professor da turma, fiquei preocupado em aproveitar o momento para deixar um último conselho. Algo que ainda não havia sido dito em sala de aula.

Resolvi publicar abaixo, na íntegra, o meu breve discurso de ontem à noite, pois acredito que as palavras podem servir de reflexão não só para meus alunos, mas para todos que estão iniciando agora a carreira profissional:


------------------

Boa noite a todos e boa noite, aos meus, a partir de hoje, ex alunos. 

Hoje é um dia especial , não só por marcar a conclusão da faculdade. Hoje é um dia especial pois marca o fim de uma etapa da vida.

Simbolicamente, hoje é o dia em que cada um de vocês inicia, definitivamente, a carreira profissional e conseqüentemente, a vida adulta.

Você pode até achar que não está preparado para assumir a responsabilidade de uma vida adulta. Mas feche os olhos, e tente se lembrar de como você era há 4 anos atrás. Tente se lembrar de como você era; e o que fazia logo quando entrou na faculdade.

Provavelmente hoje você está mais maduro. Provavelmente, hoje você se sente uma outra pessoa. Alguém menos ingênuo. Mais responsável. 

Eu, e todos nós a sua volta, também conseguimos perceber essa diferença em você. Acredite. Você está pronto. 

Fico feliz, e muito orgulhoso, em saber que tive alguma participação nesse processo. Digo isso, pois acredito que ser professor é ensinar muito mais do que a diferença entre RGB e CMYK; ou como usar o Twitter para divulgar uma marca. 

Eu sei que cada aluno aprende com seu professor, muito mais do que apenas aquilo que pode ser verbalizado. Os mesmos valores que se aprende em casa com os pais, também se aprende na faculdade com os professores. Espero que cada um de vocês, tenham levado consigo, alguns valores que considero essenciais na vida: ética, comprometimento e humildade. 

O mercado profissional, em geral é muito agressivo e muitas vezes tenta corromper seus valores. Na vida profissional ou pessoal, nunca se esqueça: seja sempre ético, comprometido e humilde. 

Para finalizar, gostaria de dizer que faz mais ou menos 8 anos em que entrei pela primeira vez em uma sala de aula. E hoje é a primeira vez que sou homenageado “Patrono” de uma turma. 

Há quatro anos atrás, tive que tomar uma decisão importante na vida. Tive que decidir se continuaria a dividir meu tempo entre meus alunos e os clientes da agência, ou se me tornaria um professor em tempo integral. 

Há quatro anos atrás, resolvi deixar a agência e os clientes. E hoje, vocês que estão se formando, ajudaram a provar que eu não tomei a decisão errada. 

Obrigado por esta homenagem.

6 comentários:

  1. daqui a 2 anos e meio minha sala escolherá um patrono(a).. tomara que tenha um discurso assim ;D

    ResponderExcluir
  2. Foi muito emocionante! Obrigada Eric, por tudo! Você foi parte essencial da minha formação profissional, nunca vou esquecer das aulas em que eu tentava te convencer que as minhas ideias eram geniais !
    Um beijão!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Eric. Mas esperava um discurso mais Steve Jobs, tipo 'era um sonho de meus pais que eu terminasse a faculdade, mas larguei, vi que havia coisas mais interessantes bla bla bla' hehehehe

    Brincadeira.

    Grande responsa ser Patrono. Parabéns pela homenagem.

    Mateus
    @ocappuccino

    ResponderExcluir
  4. Anônimo10:20 PM

    Oi Eric! Muito legal o seu discurso.Parabéns!!

    @feemcoelho

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelos comentários. Espero mesmo que de alguma forma, eu esteja colaborando com o crescimento da publicidade brasileira! :-)

    ResponderExcluir
  6. Realmente o seu discurso foi ótimo! Estarei me formando no próximo semestre e já parei pra pensar várias vezes como eu era a 4 anos atrás... Parabéns pelo discurso! A turma com certeza sentiu orgulho em ter te escolhido!

    ResponderExcluir