Páginas

Havaianas Verão: bom exemplo de ações integradas


Tá. Já se falou bastante sobre o case da "Havaianas Verão"; mas resolvi destacar a integração das ações, afinal, parece óbvio falar que todas as ações de comunicação devem seguir o mesmo conceito criativo. Mas no dia-a-dia é difícil conseguir isso.

Em geral, a agência que vai cuidar das ações BTL (Below de Line) não é a mesma que criou o conceito criativo e produziu as peças de comunicação (TV, revista, etc).

E vamos ser honestos. Mesmo que fosse a mesma agência, um conceito criativo que nasceu para um filme de TV, às vezes é bem difícil desenrolar em algo interessante e atraente para uma ação de guerrilha, por exemplo.

Não foi o caso da campanha da Havaianas para esse verão. Dessa vez a integração foi perfeita. A idéia era simples. Criar uma composição visual para um anúncio impresso de página dupla. A brincadeira: o cenário seria criado fisicamente; nada de photoshop.

Sem dúvida a produção exigiu muito mais dinheiro do cliente, mas acredito que foi compensada pelo buzz que gerou.

O cenário foi então construído numa praia e o anúncio publicado nas principais revistas. Acabou aí? Não.

Várias ações foram criadas a partir desse conceito criativo. Dentre elas, um vídeo do making off que foi colocado no Youtube, gerando assim a viralização pelas redes sociais, que colaborou para ampliar a repercussão.

Também foram espalhas pelas praias do litoral brasileiro as peças do cenário da campanha, esperando o boca-a-boca comum de uma ação de guerrilha.

Enfim, não se trata apenas da produção de um anúncio para revista. São várias ações integradas que inclusive, jogam no lixo a separação que existia entre mídia tradicional e mídia alternativa, below the line, etc.



QUEM MAIS FALOU SOBRE:
- Havaianas Verão
- Havaianas: Fazendo anúncio impresso sem Photoshop
- Projeto Verão Havaianas garante presença em todo litoral

Nenhum comentário:

Postar um comentário