Páginas

A estratégia de divulgação do Programa de Trainee 2010 da Ambev


No final da noite desta segunda vi a notícia sobre um grande Programa de Trainee que a Ambev acabou de lançar.

A notícia dizia que para promover o hotsite do Programa de Trainee foi criado um aplicativo no Orkut. Trata-se de um jogo em que você começa como trainee e vai subindo de carreira conforme consegue sucesso na distribuição dos produtos da Ambev.

Logo que vi a notícia parei para refletir sobre a estratégia adotada para divulgar o hotsite. Até comentei no twitter: seria essa a melhor estratégia para divulgar um programa de trainee? É alí (no Orkut) que está o público que a Ambev pretende alcançar?

Sem dúvida, os futuros administradores, engenheiros, economistas e marketeiros de sucesso possuem perfil no Orkut; mas em época de Twitter, Facebook e tantos outros, quais as razões para apostar somente no Orkut?

Minhas questões foram respondidas pelo e-mail que recebi hoje e que transformou os próximos parágrafos deste post num publieditorial (quando o conteúdo do post é sugerido por uma agência para divulgar uma determinada campanha).

O e-mail da agência Riot explicou todas as outras iniciativas em mídias sociais que farão parte da campanha:

- hoje foi criado um perfil no LinkedIn que atuará como uma espécie de headhunter que fará contato com potenciais candidatos à vaga (dica: se você está iniciando sua carreira, corre e monta logo seu perifl no LinkedIn);

- durante essa semana, alguns blogs brasileiros muito acessados por jovens universitários e recém-formados também serão convidados a divulgar a campanha escrevendo posts (como esse caso);

- por fim, o Twitter também será utilizado para divulgar o link do hotsite (http://migre.me/3VWK), acompanhado da hashtag #TraineeAmbev

Vejam portanto que agora a estratégia de divulgação ganha um formato mais coerente: em mídias sociais, é necessário uma estratégia complexa, que procure atingir nichos específicos em várias redes diferentes. Neste caso foi utilizado o Orkut, LinkedIn, Twitter e os blogs.

Os blogs, Orkut e Twitter ficam com a responsabilidade de promover o hotsite, apoiados provavelmente por outras mídias offline que devem fazer parte do plano de mídia da campanha. E o LinkedIn fica com a função estratégica de filtrar e orientar os interessados. Claro, não havia lugar mais apropriado.

Aqui está um dos anúncios que será publicado na mídia impressa:


Se você é estudante de marketing e ficou interessado pela vaga, não deixe de aproveitar as dicas acima, afinal, você pode ser questionado a indicar como montar uma boa estratégia de mídias sociais!

Para fechar, vale informar que a Ambev está selecionando candidatos para as seguintes áreas: administração pública, administração de empresas, ciências contábeis, ciências da computação, ciências econômicas, engenharia , direito internacional, matemática, direito, relações internacionais, processamento de dados, análise de sistemas, sistema da informação, economia, estatística, física, marketing e química.

OBS: este post é um publieditorial: o tema, bem como parte do conteúdo, foi sugerido pela agência de publicidade que gerencia a campanha citada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário