Páginas

#cparty: Confira a velocidade da sua conexão


Se você está na Campus Party comente aqui: como anda a sua conexão aí?

Um dos objetivos da Campus Party é gerar e distribuir conteúdo. Colaborar e compartilhar são palavras obrigatórias no discurso dos campuseiros.

Não há foco temático para o conteúdo gerado e compartilhado na Campus Party. Há desde a distribuição de conteúdo científico, como o caso do lançamento do livro Blogs.com como o projeto de correio elegante 2.0; o LoveCode001 que comentei no post anterior.

No ano passado foram produzidos mais de 19.000 posts (blogs, twitter, flickr, etc). Este ano somente no primeiro dia o livestream contabilizou mais de 35.000 citações para o termo #cparty.

Para dar conta de todo esse tráfego de dados entrando e saindo da rede, a Campus Party montou uma infra-estrutura que conta com uma banda de 10 Gbps, velocidade nunca experimentada em qualquer outro evento no Brasil.

Mas a pegunta é: qual a velocidade real que o campuseiro está conseguindo atingir?

Para isso, proponho aqui utilizarmos a ferramenta SpeedTest.

Aqui em casa possuo uma conexão Speedy - 4 megas e o resultado que obtive com o SpeedTest é esse abaixo.

- Serviço: Speedy Turbo 4 Megas (com modem ADSL+2 TP-LINK)
- Local: São Paulo/SP (bairro Santa Cecília/Higienópolis)


E aqui o resultado que consegui na terça lá no Campus Party:
- Local: bancada na área CampusBlog (19h)


Mas afinal, é essa a conexão de 10Gb? Esse é o máximo que podemos alcançar? Alguém sabe responder, tecnicamente?

Se você está agora na Campus Party, ajude a comparar a qualidade do sinal. Entre no SpeedTest, faça a medição e depois deixe aqui um comentário indicando o resultado obtido.

Não esqueça de informar o horário e a bancada que está localizado para verificarmos também se há variação conforme a sua posição no pavilhão.