Páginas

7 anos blogando

No último dia 21/11/08 este blog comemorou 7 anos de existência. Resolvi escrever um post para agradecer aos leitores, pois foram uma das razões para manter o blog no ar durante esses anos.

Em seu início o perfil do blog era diferente. De fato, até o nome era outro. Quando nasceu seu nome era "e-Blog". Era apenas uma das áreas do meu site pessoal; com a proposta de registrar notícias sobre novidades do campo da comunicação e tecnologia. Tentar desenhar através das notícias uma cronologia da evolução dos meios de comunicação. Além disso, pesquisar para o blog era um exercício para ficar atualizado.

Mas alguns anos depois começou a surgir o interesse em aproveitar o blog para analisar e abrir um espaço para a reflexão crítica. Na mesma época surgiu a idéia de envolver os leitores esporádicos com a colaboração do conteúdo. Aliás, sempre tive preocupação com o leitor, mas nunca o interesse em promover o blog. Pouco divulguei durante todos esses anos, a não ser nos profiles das redes sociais. Por isso o "e-blog" sempre foi de poucos leitores. Tudo mudou quando o blog ganhou uma nova cara.

Com esse novo perfil, surgiu o novo nome: "e-Code". Desde então, além de registrar as novidades também busco um discurso crítico e reflexivo, sempre que possível com a colaboração dos leitores. O blog continuou a atuar nas áreas de comunicação e tecnologias, mas ganhou um foco maior para temas relacionados ao campo da publicidade digital. Essa mudança aconteceu por volta de 2006.

A intenção não é citar novidades em primeira mão. Quase sempre o objetivo é comentar apenas aquilo que eu possa oferecer alguma opinião relevante para o assunto. Muitas vezes deixei de comentar fatos importantes pois sabia que outros blogs já tinham citado. Não tenho a pretensão de achar que meu leitor não lê outros blogs. Sei também que existem outros muito bons que tratam do mesmo assunto, eles estão inclusive linkados no blogroll na barra lateral.

Também não tenho interesse em arrecadar um grande volume de leitores, pois se fosse esse o caso optaria por uma temática mais popular, mas fico contente em saber que nos últimos anos o número de visitante mensais é cada vez maior. A proposta é procurar agrupar entorno do blog uma comunidade de especialistas nas áreas de comunicação e tecnologia, interessados em discutir e acompanhar sua evolução.

Espero com esse trabalho oferecer algo de valor para o leitor e também ajudar no desenvolvimento desse novo espaço de informação e troca que ficou conhecido como "blogosfera".

6 comentários:

  1. Anônimo10:45 PM

    Os meus parabéns não vão só para os 7 anos de blog, vão para todo esse seu trabalho q vc vêm desenvolvendo com a faculdade, os alunos e as mídias digitais.
    Até mencionei vc em uma das referências que estou encaixado no estudo sobre inovação na educação.

    Espero que não cobre por isso :P

    Brincadeiras a parte, é uma honra ver que tem gente visionária na educação deste país, e que vê na interatividade uma chance de atrair as pessoas para um ensino mais amigável e adaptável ao nosso séc. 21.

    Vc está de parabéns, Eric.

    De presente coloco sua url no meu blogroll ;)

    Grande abraço,

    Gabriel Jacob
    www.adivertido.com
    www.invertido.com.br

    ResponderExcluir
  2. Anônimo11:26 PM

    Uow! 7 anos de blog! Há 7 anos atrás eu tinha 11 anos. hehehe

    Parabéns Eric. Tenho acompanhado seu blog ultimamente e ele está muito bom!

    Sucesso e compareça no EBP 2009 para nos conhecermos!

    ;)

    Abs

    Bruno Delfino
    www.falandonisso.com

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11:57 PM

    Eu sou suspeito de falar pois admiro muito o seu trabalho, mas não poderia deixar de dar meus parabéns aos 7 anos de blog.

    Confesso que fiquei surpreso com tanto tempo! Pena que descobri somente há quase 2 anos atrás. Só que foi um período em que aprendi a abrir a pastinha em que seu blog está, sempre esperando buscando a última atualização.

    É difícil pra gente que fala de assuntos tão imediatistas (internet, novas mídias) conseguir dar conta de publicar na hora tudo o que sai. Vale mais aguardar, respirar fundo, fazer uma boa pesquisa e chegar a uma reflexão bacana para compartilhar com os leitores, gerar uma discussão. Compartilho do seu pensamento a respeito disso, é o que tento fazer também no SimViral, apesar de um início bem afobado pelos últimos virais =P

    Espero que continue arranjando um espacinho de tempo para sempre publicar seus posts por aqui. Que sejam 3, 4 por semana, mas que venham repletos de boas idéias e pensamentos que nos façam refletir a respeito. E não somente passar o olho, ler a descrição e sair.

    Parabéns Messa. Muito, mas muito sucesso pra você!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo10:38 AM

    Há pouco tempo entrei na onda dos blogs e desde então comecei a acompanhar diversos deles. Aprendi a confiar mais na opinião dos blogueiros, ao invés de seguir a linha dos jornais impressos que se dizem tão poderosos.

    Parabéns pela comemoração e muito obrigado pelo apoio dado ao Rei do Mato!

    Abraços.
    Guilherme Peralta
    http://reidomato.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Anônimo10:54 AM

    Olá, Eric.

    Fiquei surpreso com o tempo de vida do seu blog! Quando penso que a 7 anos atrás eu nem era quem respondia meus próprios e-mails passa a fazer ainda mais sentido que eu siga vindo ao e-code me alimentar com o conhecimento compartilhado aqui por você, sempre com tanta relevância e generosidade da sua parte.

    Eu lhe agradeço e lhe parabenizo.

    Grande abraço!
    Wagner Fontoura

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Eric!
    bj
    Katia

    ResponderExcluir