Páginas

7 anos blogando

No último dia 21/11/08 este blog comemorou 7 anos de existência. Resolvi escrever um post para agradecer aos leitores, pois foram uma das razões para manter o blog no ar durante esses anos.

Em seu início o perfil do blog era diferente. De fato, até o nome era outro. Quando nasceu seu nome era "e-Blog". Era apenas uma das áreas do meu site pessoal; com a proposta de registrar notícias sobre novidades do campo da comunicação e tecnologia. Tentar desenhar através das notícias uma cronologia da evolução dos meios de comunicação. Além disso, pesquisar para o blog era um exercício para ficar atualizado.

Mas alguns anos depois começou a surgir o interesse em aproveitar o blog para analisar e abrir um espaço para a reflexão crítica. Na mesma época surgiu a idéia de envolver os leitores esporádicos com a colaboração do conteúdo. Aliás, sempre tive preocupação com o leitor, mas nunca o interesse em promover o blog. Pouco divulguei durante todos esses anos, a não ser nos profiles das redes sociais. Por isso o "e-blog" sempre foi de poucos leitores. Tudo mudou quando o blog ganhou uma nova cara.

Com esse novo perfil, surgiu o novo nome: "e-Code". Desde então, além de registrar as novidades também busco um discurso crítico e reflexivo, sempre que possível com a colaboração dos leitores. O blog continuou a atuar nas áreas de comunicação e tecnologias, mas ganhou um foco maior para temas relacionados ao campo da publicidade digital. Essa mudança aconteceu por volta de 2006.

A intenção não é citar novidades em primeira mão. Quase sempre o objetivo é comentar apenas aquilo que eu possa oferecer alguma opinião relevante para o assunto. Muitas vezes deixei de comentar fatos importantes pois sabia que outros blogs já tinham citado. Não tenho a pretensão de achar que meu leitor não lê outros blogs. Sei também que existem outros muito bons que tratam do mesmo assunto, eles estão inclusive linkados no blogroll na barra lateral.

Também não tenho interesse em arrecadar um grande volume de leitores, pois se fosse esse o caso optaria por uma temática mais popular, mas fico contente em saber que nos últimos anos o número de visitante mensais é cada vez maior. A proposta é procurar agrupar entorno do blog uma comunidade de especialistas nas áreas de comunicação e tecnologia, interessados em discutir e acompanhar sua evolução.

Espero com esse trabalho oferecer algo de valor para o leitor e também ajudar no desenvolvimento desse novo espaço de informação e troca que ficou conhecido como "blogosfera".