O teórico Marshall Mcluhan sempre defendeu a idéia de que um meio era capaz de influenciar o modo de ser de uma sociedade. O termo "o meio é a mensagem" era uma provocação nesse sentido.
Hoje essa afirmação não poderia ser mais apropriada. Com a incorporação dos meios digitais no cotidiano da sociedade, a interatividade - característica intrínseca destes meios - começou a influenciar o modo de agir das pessoas em relação aos demais meios de comunicação e quem sabe, em relação a muito mais além.
Repare a publicidade pós-advento-dos-meios-digitais. Toda comunicação busca estimular uma interatividade da marca com o consumidor. Não que antes já não fosse assim, mas agora a intensidade é maior.
Exemplo: Skol Beats 2008. Claro que a programação do evento sempre foi organizada a partir de pesquisas com consumidores e freqüentadores do evento; mas desta vez a interatividade sobe mais um degrau na relação marca x consumidor. A campanha de comunicação já começa desde o planejamento da programação do evento. A mensagem da campanha é "Este ano é você quem cria o evento".
É a interatividade presente na comunicação e na organização do evento. No site oficial é possível escolher quem você deseja ver presente no Skol Beats 2008. E assim o consumidor é envolido num sentimento de colaboração e participação. Quer resultado melhor?
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