Páginas

O Déficit de Gael García Bernal

No sábado fui assistir ao meu primeiro filme da 31a Mostra Internacional de Cinema. Provavelmente foi o primeiro e o último, pois sempre gostei muito de participar da Mostra, porém, nos últimos anos tenho desistido por conta das filas intermináveis. Vamos ver se esse ano eu aguento mais algumas filas.

Desta vez fui até a FAAP para ver "Déficit", filme que lança o ator mexicano Gael García Bernal como diretor. Em "Déficit" Gael é o diretor do filme e também o ator principal.

Nada demais, mas ao mesmo tempo, mais do que eu esperava. Um filme correto, envolvente. Um filme que sabe lidar com questões reflexivas sem exagerar na dose, sem cair no esteriótipo descabido. Fala da diferença entre classes sociais a partir de dois personagens jovens, um da alta classe, que leva os amigos para passar o dia na casa de campo dos pais e outro, petencente à uma classe social mais baixa e trabalha como ajudante na limpeza da casa de campo do outro personagem.

É daqueles filmes que mostra o problema, coloca as questões mas não pretende levantar muitas hipóteses de causas, motivos ou soluções. Apenas apresenta a questão e vai embora. É assim, e ponto.

Interessante pensar que "é assim, e ponto" também no Brasil. Vejam e depois diga-me se não estou correto.

Antes do início da sessão o organizador da Mostra, Leon Cakoff, apresentou Gael García Bernal e o produtor Pablo Cruz que estavam presentes para um debate que aconteceria após a exibição. Também estavam presentes para assistir ao filme o diretor francês Claude Lelouch e a atriz Audrey Dana (que tiveram seu filme exibido na sessão anterior).

No debate, Gael mostrou muito carisma e interesse em responder as perguntas da platéia, que era formada, em parte, por um grupo de alunos do curso de Cinema da FAAP. Gael falou sobre a temática do filme e sobre a dificuldade em dirigir a atuar o mesmo filme. O produtor Pablo Cruz comentou que o filme deve entrar em cartaz no Brasil em breve.

Durante a palestra chamou a atenção o excesso de câmeras fotográficas e celulares que buscavam um registro do ator. Resolvi também fazer meu registro que acompanha esse post.

Aproveitando o tema deste post, deixo aqui a dica de um novo blog que entrou no ar também no sábado. Trata-se do Cinema Lido (www.cinemalido.com.br), blog direcionado ao mundo do cinema e que já inaugura com uma grande missão: cobrir a 31a Mostra Internacional de Cinema. Vale a pena conhecer.

3 comentários:

  1. Anônimo4:49 PM

    Opa Eric!

    Valeu pela citação do novo blog! Não tinha visto o texto ainda pois não estava no PC... finalmente, depois de um fim de semana longe de um PC, cá estou de novo!

    Muito obrigado!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Sim, ir à mostra é cada dia pior. É provável que eu não vá este ano. Uma pena. Beijos

    ResponderExcluir
  3. bom, aos desafortunados-não-enfrentadores-de-fila como eu, resta o consolo de aguardar a chegada nos cinemas brasileiros. se bem que pelo gael, até que eu encarava uma filinha tbém...

    ResponderExcluir