Páginas

Publicidade na Internet: fase 2

Aos poucos percebemos que para uma empresa conseguir presença efetiva na internet não basta publicar um site com seu catálogo de produtos. Era o que acontecia até então, pois estávamos ainda mergulhados na linguagem do meio impresso.

Mais tarde surgiram alguns criadores com referências da linguagem audiovisual que montavam sites com filmes curtos dos produtos, mas ainda nada plenamente adaptado ao meio interativo.

Hoje já vivemos uma nova onda em que vemos surgir nomes como marketing viral, marketing de guerrilha, marketing digital... enfim, gente preocupada em descobrir como usar o meio interativo para divulgar empresas e seus produtos.

A Close-UP criou uma espécie de sitcom, filmado ao estilo "reality-show" sobre o cotidiano de um casal, Gabriel e Fran. Os episódio são mensais, intercalados por três inserções de 30 segundos durante cada mês.

A idéia é formar uma comunidade entorno da sitcom, por conta disso, no site da Close-UP (http://www.closeup.com.br/), além de assistir aos episódios, é possível interagir com os personagens, enviando mensagens. Todas as mensagens são públicas, ou seja, como visitante, você pode ler o que outros escreveram, bem como as respostas dos personagens Gabriel e Fran.

É provável que ações de marketing viral comecem a aparecer para atrair novos visitantes, bem como a inclusão de novos recursos de interatividade e, no entorno disso tudo, os produtos Close-UP serão apresentados, sem muito alarde. Assim começa a surgir uma linguagem própria da publicidade interativa, sem muito alarde.