Páginas

Rede de 2,5G já funciona em São Paulo

fonte: InfoExame

Os testes com a rede de alta velocidade de telefonia celular, também chamada de 2,5G, da operadora paulista Telesp Celular já começaaram. INFO acompanhou de perto um desses testes.

Na migração para a geração de 2,5G, a Telesp Celular optou pela tecnologia CDMA 1X. Essa tecnologia habilita os telefones celulares a ficarem permanentemente conectados é internet com velocidade nominal de 144 Kbps - exatamente 10 vezes mais rápido do que é possível hoje na rede CDMA, que funciona a 14,4 Kbps.

Com conexão permanente à internet, as operadoras trabalharão com novas formas de cobrança. Em vez de pagar por tempo de conexão, como acontece hoje com o WAP, o usuário poderá optar por pacotes de serviço ou quantidade de kilobits de informação transportada.

Se tudo correr como o planejado, a Telesp Celular deve anunciar ainda no mês de novembro a estréia comercial de sua rede de 2,5G. Quem quiser usufruir da nova tecnologia terá de mudar o aparelho celular. LG, Sony Ericsson e Samsung começam a vender seus novos telefones já no lançamento do serviço. Os preços desses equipamentos, segundo a operadora, vão variar entre 400 reais e 1200 reais.