Páginas

Mad Men ajuda na seleção de um estagiário nativo digital


Hoje uma seleção para vaga de estágio não é feita exclusivamente através da análise do "curriculum vitae" do candidato, principalmente em áreas concorridas como o caso da comunicação. Muitas empresas realizam dinâmicas e algumas vezes aproveitam de outras fontes de dados como o perfil da pessoa no Orkut.

Se o candidato possui um blog, melhor ainda, pois é possível conhecer um pouco mais do seu repertório. Esse fator é especialmente válido para agências que atuam com marketing digital, BTL, etc. Um blog ou o perfil em uma rede social ajuda a conferir se o jovem é um “nativo digital”, ou seja, se possui bom repertório sobre os meios digitais; característica essencial e muitas vezes o principal diferencial que esse jovem poderá agregar à empresa.

Consciente disso, hoje resolvi propor aos meus alunos a seguinte atividade: eles deveriam desenvolver uma estratégia de comunicação para lançamento de um novo produto em que fossem realizadas apenas ações na internet.

O produto é real: o seriado para televisão Mad Men, que será lançado pelo canal HBO no Brasil em Abril. O contexto do seriado é justamente o cenário publicitário na década de 50. (veja um post anterior em que comento o lançamento da série)

O trabalho foi realizado em duplas, porém cada um deveria publicar um post em seu blog particular comentando a estratégia criada. Ou seja, abaixo você verá a mesma estratégia sempre em dois blogs diferentes. (já comentei comentei aqui que havia solicitado aos alunos a criação de um blog para acompanhamento da disciplina)

Apesar possuírem ainda pouco conhecimento sobre ferramentas e estratégias de marketing (pois estão somente no segundo ano do curso de publicidade), quem tiver curiosidade em ver o resultado da atividade notará que muitos criaram ações que fogem das ferramentas tradicionais de publicidade digital (banners, adwords, etc), indicando um potencial criativo interessante para ações em meios digitais.

Abaixo segue a relação dos blogs que participaram da atividade. Note que o blog ainda é bem simples, já que cada autor possui apenas dois meses de experiência com seu blog; mas ainda assim, são boas fontes de referência para as agências de marketing digital em busca de novos estagiários:


- HBO com nova série dramática
- Uma boa estratégia para a divulgação do seriado Mad Men
- Mad Men- lançamento
- Lançamento MAD MEN
- Mad Men
- Mad Men
- Lançamento MAD MEN
- Mad Men
- Sobre o novo seriado
- MAD MEN: a nova aposta da HBO
- Mad Men
- Mad Men- lançamento
- Sobre o novo seriado
- Mad Men (Nova série no Brasil)
- Uma boa estratégia para o seriado Mad Men

3 comentários:

  1. Não posso acreditar como a gente têm tão má sorte que pode se perder este increível trabalhão!!!

    Abraços e saudades dos gringos (Luisa, Juan e Sebastian)

    ResponderExcluir
  2. Muito bom receber a visita inesperada dos ex-alunos gringos!!! :-)
    Se visitarem o Brasil a passeio nao esquecam de dar um "oi" !!!

    Grande abraco a Sebastian, Juan e Luisa!

    ResponderExcluir
  3. Adorei Mad men!! só posso dizer que amo as séries da HBO Brasil, acho muito diversificada e interessante a programação. Gosto demais agora das séries Game of Thrones e True Blood.

    ResponderExcluir