Páginas

case da semana - 09-f9-11-02-9d ...

Essa semana tivemos talvez a mais rápida e diversificada propagação de informação pela internet. Praticamente um case de marketing viral ou melhor, de buzz marketing.

O caso obteve uma repercussão espontânea tão grande que provavelmente você já conhece grande parte da história. A título de registro, vou apresentar abaixo os principais fatos:

- O autor de um blog, que agora já não está mais no ar, publicou um código hexadecimal que permite destravar conteúdos do novo player HD-DVD.

- A notícia começou a se espalhar e a AACS (Advanced Access Content System Licensing Administrator) solicitou a retirada deste e outros blogs do ar.

- A intervenção da AACS provocou uma reação imediata dos usuários, que começaram a criar outros blogs para divulgar o código.

NOTA 1 - A situação cresceu exponencialmente quando foi publicada no portal Digg (www.digg.com). Neste portal são os próprios usuários quem indicam notícias que consideram interessantes e os demais elegem as melhores que aparecem na página de entrada. Pois bem, como a quebra do HD-DVD estava em alta, a AACS resolveu intervir novamente e solicitar ao Digg que retirasse do seu portal as notícias referentes ao código.

Os usuários do Digg notaram que as notícias começaram a sumir e imediatamente postavam uma nova notícia. Nesta última quarta a velocidade em que novos posts surgiam dentro do Digg sobre esse mesmo assunto era maior do que a capacidade do Digg em apagá-las, a ponto dos responsáveis pelo Digg desistirem de atender à solicitação da AACS. Veja o comunicado do Digg - http://blog.digg.com/?p=74

NOTA 2 - Outra observação interessante a se fazer é sobre a criatividade dos usuários para espalhar a informação. Eles aproveitaram de todos os recursos e matrizes da linguagem. Além de posts em blogs e em portais de notícias, os usuários publicavam o código em seus programas de mensagem intantânea, portais de relacionamento, etc.

Também foram criadas imagens digitais contendo o código que eram publicadas em fotologs e serviços de armazenamento de fotos como o Flickr, veja os exemplos a seguir:
- http://www.flickr.com/photos/n3ldan/480583212/
- http://www.flickr.com/photos/jackcheng/480985380/
- http://www.flickr.com/photos/stibbons/481177834/

O código também foi transformado em vídeo e publicado no Youtube. Alguns usuários chegaram a criar música com o código.

Mais um exemplo de que o controle da informação na internet é algo complicado. Por um lado, não deixa de ser apenas mais um caso de rebeldia adolescente em plena era digital. Mas também quero crer que caminhamos para uma nova estrutura organizacional e de relação com o mercado.



Letra da música:
09 F9 11 02 9D 74 E3 5B D8 41 56 C5 63 56 88 C0