Páginas

Simpósio Fiat - Teleportec

Na última terça Ray Kurzweil (EUA), inventor de tecnologias como o sintetizador musical e o software de reconhecimento de texto (OCR), participou de uma palestra promovida pela PUC/SP e a Fiat. Kurzweil abordou temas relacionados à biotecnologia e nanotecnologia. Seu discurso otimista chegava a assustar. Também aproveitou para apresentar o sistema de teleconferência oferecido pela empresa Teportec - www.teleportec.com

Trata-se de um sistema de teleconferência com projeção em tamanho real de imagens semelhantes à holografia. Kurzweil fez sua apresentação a partir de Dallas (EUA), com transmissão para o auditório da PUC/SP. Atrás da projeção uma câmera permitia que o palestrante acompanhasse em seu monitor a reação da platéia.



Assim como qualquer sistema de comunicação que necessita de uma banda larga de comunicação, afinal são informações de áudio e vídeo viajando nas duas direções, algumas falhas de comunicação ocorreram no início da transmissão, mas rapidamente a comunicação era re-estabelecida.

O que impressionava era a excelente qualidade de áudio e vídeo. Já o sistema de projeção em tamanho real aparentava utilizar como referência os fundamentos da holografia em conjunto com o sistema de teleprompter, utilizado pelos apresentadores de TV para acompanhar o script da sua locução.

Pelo jeito estamos cada vez mais próximos dos projeções do R2D2 do filme Guerra nas Estrelas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário